49 Anos de Transformação: A Jornada de Inovação do Centro de Tecnologia

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Centro de Tecnologia da UFPI.

 

Fundado em 25 de agosto de 1975, o Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nasceu com a missão de abrir portas para aqueles que sonhavam em seguir carreiras nas áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo. Ao longo de 49 anos, o CT tem se dedicado a proporcionar uma educação de excelência, preparando engenheiros(as) e arquitetos(as) e urbanistas que, com compromisso, contribuem para o desenvolvimento da comunidade externa. Com cursos de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Civil, de Produção, de Materiais, Elétrica, Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, o Centro se tornou sinônimo de inovação e qualidade, sempre buscando integrar o saber acadêmico às necessidades da sociedade. 

Durante décadas, o Centro de Tecnologia tem moldado profissionais que desempenham papéis cruciais no avanço tecnológico do Piauí. Muitos de seus professores também passaram pelos corredores como discentes, criando uma forte conexão entre tradição e inovação. Com uma boa infraestrutura, a instituição é mais do que um local de aprendizado; é um espaço onde cada projeto e pesquisa são desenvolvidos para fazer a diferença na vida das pessoas, dentro e fora dos muros da universidade. É um ambiente que acolhe, inspira e prepara seus estudantes para o futuro. 

 

Inovações Recentes no Centro de Tecnologia 

 

Nos últimos anos, o Centro de Tecnologia tem se destacado por várias iniciativas inovadoras, especialmente durante a pandemia, que foram realizadas pelos docentes, técnicos e estudantes. O diretor do CT, professor doutor Marcos Lira, conta como essa equipe colaborou com soluções práticas nesse momento de vulnerabilidade a todos. “No período da pandemia o CT se destacou com várias iniciativas, nós tivemos professores da Engenharia Elétrica desenvolvendo um respirador para ser usado por até quatro pessoas; a equipe de Engenharia de Produção produziu álcool em gel; a Engenharia de Materiais desenvolveu face shields para os profissionais da saúde utilizarem”, diz. 

 

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Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia.

 

Além disso, no tempo pós-pandemia, os projetos de extensão protagonizaram diversos feitos que contribuíram na comunidade externa, como o “Canindé Solar”, que levou o sistema de bombeamento de água para o semiárido piauiense; O "Projeto ATHENA" que estimula meninas a desenvolver habilidades maker em eletricidade por meio de atividades práticas e discussões sobre a participação feminina nas engenharias; O "Mulheres na Engenharia" que incentiva a participação de alunas do ensino básico nas ciências exatas, através de práticas laboratoriais e programas computacionais, aproximando a universidade da comunidade e ampliando o interesse pela engenharia civil. 

O curso de Arquitetura também se destacou, conquistando três prêmios no Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) no ano passado. Essas premiações foram resultado de intervenções no Residencial Edgar Gayoso, na zona norte de Teresina, que renderam frutos significativos e abriram caminho para ações de longo prazo, apoiadas por um projeto patrocinado pelo governo da Alemanha, através do World Resources Institute (WRI). 

 

Parcerias: O Caminho para o Futuro 

 

Desde abril de 2022, quando os professores Marcos Lira e Giovana Espindola assumiram a direção do Centro de Tecnologia, as parcerias têm sido um pilar central da gestão. Lira enfatiza a importância dessas colaborações: “Procurar parcerias tem sido quase um mantra da nossa gestão. Não somos nada sozinhos, por isso, precisamos abrir as portas da universidade para empresas e instituições, levando o conhecimento acadêmico até essas organizações.”

 

diretor e vice diretora

Marcos Lira e Giovana Espíndola, diretor e vice-diretora do Centro de Tecnologia.

 

Entre as parcerias em andamento, está a colaboração com o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), que possibilita que os alunos do CT ajudem a resolver demandas da indústria local. O CT também tem parcerias em andamento com o Corpo de Bombeiros, visando a instalação e treinamento de engenheiros civis para a elaboração de laudos e projetos de combate a incêndio. Outro destaque é a parceria com uma empresa do setor de energia solar, que tem como objetivo qualificar profissionais nessa área em crescimento. Além disso, parcerias com a prefeitura de Teresina e com o governo do estado, através da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), fortalecem a conexão entre a universidade e a sociedade, ampliando o impacto das iniciativas do CT. 

 

Projetos em Andamento: Competição e Inovação 

 

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se destaca por suas iniciativas inovadoras e projetos que enriquecem a formação acadêmica dos alunos. Marcos Lira, diretor do CT, compartilha uma visão abrangente sobre os principais projetos em andamento nas diversas áreas da Engenharia.

 Alunos e carro

Projeto de extensão “FÓRMULA SAE -UFPI: A robótica como facilitadora do processo ensino-aprendizagem"na competição Fórmula SAE BRASIL.

 

Na Engenharia Mecânica, três projetos de destaque estão em execução. O “Projeto Delta do Piauí Aerodesign” concentra-se no aeromodelismo, com os alunos se preparando durante todo o ano para competir em uma importante competição em São Paulo. O “Projeto e construção de veículo off-road (mini baja) para competições Baja-SAE Brasil” permite que os estudantes projetem e construam um veículo off-road para participar de eventos regionais e nacionais. Já o “FÓRMULA SAE -UFPI: A robótica como facilitadora do processo ensino-aprendizagem" desafia os participantes a desenvolverem um carro tipo fórmula, aplicando conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso. 

 

Prof e alunas

Integrantes dos projetos “Protagonistas - Mulheres na Engenharia de Produção” e “STARTUFPI”, do curso de Engenharia de Produção, no evento Campus Party.

 

A Engenharia de Produção se destaca pela sua ênfase em gestão, inovação e empreendedorismo. Esses temas não só têm sido fundamentais para o avanço do curso, mas também têm contribuído significativamente para o crescimento do Centro de Tecnologia como um todo. 

 

canindé solar

Projeto de extensão “Canindé Solar” leva  o sistema de bombeamento de água para o semiárido piauiense.

 

Na Engenharia Elétrica, são destaque os projetos voltados  para a energia solar, com iniciativas voltadas para a ampliação e difusão dessas tecnologias no semiárido piauiense. Essas ações refletem o compromisso do CT com soluções sustentáveis e inovadoras.

 

Alunos no lab

Projeto Cajuínas Makers, dirigido pela  Liga Acadêmica de Engenharia de Materiais - Grupo de Desenvolvimento de Materiais (GDMat), em parceria com o Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados (LAPCON).

 

A Engenharia de Materiais possui o projeto inovador liderado pela docente Valdivânia Albuquerque, que inclui o desenvolvimento de novos produtos e o trabalho das professoras Renata Barbosa e Tatianny Soares no Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados (LAPCON), contribuindo para avanços significativos na área. 

Na Engenharia Civil, o foco está na pesquisa sobre o comportamento de novos materiais e solos, bem como uma formação teórica e prática sólida dos novos profissionais da área.

A Engenharia Cartográfica e de Agrimensura realiza projetos notáveis em georreferenciamento, colaborando com a Prefeitura de Teresina para o mapeamento e desenvolvimento urbano da cidade. 

Na Arquitetura e Urbanismo são destaques as ligas acadêmicas e projetos de urbanização e paisagens, como o premiado projeto do professor Roberto Montenegro, que evidenciam a relevância e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Centro de Tecnologia 

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa global da ONU, criada em 2015, com 17 objetivos que visam enfrentar desafios como a erradicação da pobreza, proteção ambiental e promoção da paz até 2030. O Centro de Tecnologia (CT) da UFPI, alinhado a essa agenda, escolheu cinco desses ODS como eixos estratégicos para 2024 e 2025. Entre eles estão a educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), energia limpa e acessível (ODS 7), ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e parcerias para implementação (ODS 17).  

 

ODS

Todas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Segundo o professor Marcos Lira, um dos focos será a ampliação de iniciativas na área de energia limpa. "Na área de energia, por exemplo, nós temos a previsão da construção de um corredor, de uma passarela e de um estacionamento completamente coberto com placas de energia solar para viabilizar o melhor acolhimento, uma melhor recepção para os usuários do estacionamento, que hoje é subutilizado na parte de trás do Centro de Tecnologia, e uma passarela conectando esse estacionamento à parte central do nosso CT”, afirma. 

“Também está na plataforma a construção de uma casa ecoeficiente dentro do Centro de Tecnologia, onde essa casa visa a receber alunos do ensino fundamental, do ensino médio, da rede pública e particular para que seja uma vitrine, uma casa onde você possa vislumbrar o uso das energias renováveis, o uso eficiente de energia, o uso racional da água, como o aproveitamento da água da chuva, temas relacionados com acessibilidade, veículo elétrico, então é uma casa padrão, onde as pessoas que visitarão terão a oportunidade de trabalhar esses vários temas”, acrescenta o diretor.

 

Expansão da Pós-Graduação

 

O Centro de Tecnologia também está em expansão na área de Pós-Graduação. Recentemente, foi aprovado o mestrado em águas. O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) é uma rede nacional que a UFPI e o Centro de Tecnologia começaram a fazer parte a partir de agosto de 2024.

Além disso, os professores do CT estão trabalhando em propostas para novos cursos de mestrado em Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, bem como a meta de implementar um doutorado em Engenharia Elétrica.

 

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Mesa de honra da Aula Inaugural do ProfÁgua/UFPI.

 

Marcos Lira ressalta sobre essas expansões. "Se tudo ocorrer conforme planejado, em 2025, dos sete cursos de graduação que oferecemos, pelo menos cinco terão programas de mestrado associados, fortalecendo ainda mais a qualidade e a abrangência da nossa formação acadêmica”, conclui.  

A criação de mestrados em Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo, e a proposta de doutorado em Engenharia Elétrica, eleva a qualificação dos alunos e oferece a possibilidade de continuar os estudos na mesma instituição, promovendo a permanência de talentos locais. Essa expansão também estimula a pesquisa e a inovação, consolidando o CT como um centro acadêmico de referência e alinhando a formação acadêmica às necessidades do mercado. 

 

Compromisso com o Futuro 

 

O professor Marcos Lira destaca que o Centro de Tecnologia deve estar na vanguarda da tecnologia e da ciência, não apenas dentro da UFPI, mas também como líder em iniciativas no estado do Piauí. Entre os projetos futuros estão a construção de uma passarela e um estacionamento cobertos com placas de energia solar. "Nossa visão é sermos referência em tecnologia e inovação, tanto para a UFPI quanto para o Piauí. Temos o conhecimento e a capacidade para liderar essas iniciativas", afirma o professor. 

"Estamos comprometidos em ser pioneiros em tecnologias que beneficiem nossa comunidade acadêmica e a sociedade. Acreditamos que nossa responsabilidade vai além da educação; devemos também liderar pelo exemplo. Cada projeto que desenvolvemos visa fazer a diferença, tanto no presente quanto para as futuras gerações”, ressalta. 

No âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para universidades, o CT será contemplado com a construção de um refeitório e uma biblioteca setorial, atendendo a demandas antigas da comunidade acadêmica. "A inclusão é um valor central para nós. Queremos que todos os nossos estudantes, independentemente de suas condições, se sintam parte de nossa comunidade", diz Marcos Lira. 

"Investir em infraestrutura é crucial para criar um ambiente que atenda às necessidades de todos os nossos estudantes. Queremos que o CT seja um lugar onde cada aluno se sinta valorizado e tenha as ferramentas necessárias para alcançar seu máximo potencial. Nossa missão é preparar cada um deles para ser um líder em suas áreas, com a confiança de que receberam a melhor educação possível”, finaliza.