Página inicial > Últimas Notícias - CT > Professor do CT defende tese de doutorado sobre Gestão de Segurança do Trabalho em Hospitais Universitários

Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 09h20

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT-UFPI) segue se destacando e mostrando seu potencial. Com esse cenário, o doutorado do professor Davi Tenório ratifica esse argumento. Sua pesquisa teve como foco avaliar o desempenho da gestão de segurança do trabalho em unidades hospitalares, sendo inicialmente pensando em unidades universitárias. Segundo ele, a intenção é mostrar os pontos de falhas do local e fazer com que os gestores realoquem os recursos do ambiente da melhor maneira possível, preservando a vida e segurança do profissional de saúde, e consequentemente a do paciente.

Foto 1

Professor Davi Tenório defende doutorado

“O trabalho foi feito por 42 engenheiros, mas antes teve todo um estudo biográfico e biométrico, buscando quais seriam as lacunas na pesquisa do mundo inteiro. O que se tinham eram pesquisas voltadas para segurança do paciente, com a dos trabalhadores tendo várias lacunas, com alguns elementos muitos vagos e nada focado na área hospitalar. O que me chamou atenção para os hospitais foi a questão da covid, com o impacto do afastamento dos profissionais da saúde para a sociedade. Quando se tem um profissional afastado, diminui os leitos, por exemplo. Então nossa pesquisa mostrou que é possível fazer uma identificação e avaliação das condições e pontos de falhas desses hospitais, de maneira que os gestores consigam implementar ações de como alocar seus recursos para melhorar as condições de segurança do hospital”, disse Davi Tenório.

Além de ter um olhar mais cuidadoso para os profissionais da área da saúde, o doutorado do professor Davi Tenório fez um balanço e mostrou a diversidade de áreas da Engenheira e Arquitetura e Urbanismo responsáveis pela segurança de trabalho de um hospital, acarretando em profissionais com uma menor preparação na área. Com isso, sua tese também busca preparar e qualificar os profissionais responsáveis.

Foto 3

Pesquisa de doutorado desenvolvida em hospitais

“Para trabalhar na área de segurança de trabalho é só cursar qualquer Engenharia ou Arquitetura e Urbanismo, fazer a pós-graduação e passar em um concurso de algum hospital. Como isso, temos arquitetos, engenheiros de matérias, ambientais, florestais e de alimentos que de repente ficam responsáveis pela segurança do hospital. Essa nossa pesquisa identificou a necessidade de treinamento por conta da diversidade de profissionais que desenvolvem esse trabalho”, ressaltou o professor.

A vantagem de seu doutorado para os alunos e os impactos dentro e fora da universidade

Entendendo a importância do engenheiro dentro do ambiente hospitalar, o professor Davi Tenório declarou que sua pesquisa tem em um maior fomento para seus alunos e futuros egressos da profissão. Tendo em vista sua experiência e contribuição para a vida da UFPI, o professor falou sobre em como sua pesquisa contribui para os discentes.

“É hora de trabalhar nosso doutorado na sociedade. Quando se pensa em engenheiro em hospitais a gente não faz nenhuma ligação, sendo muito distante da nossa realidade, até para mim. Quando observamos e começamos a analisar, vemos que o hospital só funciona por conta da engenheira. A partir do momento que consigo identificar a locação de recursos, vejo que precisa de um engenheiro mecânico e engenheiro eletricista, por exemplo, então acrescenta para esses profissionais e fomentamos os cursos de engenharia. Para os alunos, conseguimos trazer esse olhar da área, crescendo o número de serviços na engenharia. Temos que atender essas condições, pois mostra que para um hospital funcionar necessita de toda uma rede de infraestrutura”, pontuou o doutor em engenharia.

Sobre o produto final do doutorado, o professor explica os próximos passos: “O doutorado vai concorrer a melhor tese no quadriênio e estamos terminando o processo de patente, junto com um software, então a avaliação terá um aplicativo que será utilizado. Outros ramos da saúde já nos procuraram, como a Unimed. O pensamento é que ele seja disponibilizado de graça por conta de seu impacto na diminuição dos profissionais da saúde, na engenharia e toda a população. Com os profissionais saudáveis, aumenta a disponibilidade de leitos e atendimentos”, finalizou o professor Davi Tenório.

registrado em: ,