Página inicial > Últimas Notícias - CT > Aluna de Engenharia Mecânica do CT Participa da 5ª Etapa do FIA Girls on Track na Porsche Cup Brasil

Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2024, 18h15

Najla Camila da Silva Pereira, estudante de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi uma das 20 selecionadas entre 83 candidatas para estagiar na área de Engenharia durante a 5ª etapa da Porsche Cup Brasil, realizada entre os dias 25 e 28 de abril em São Paulo. A oportunidade foi proporcionada pelo programa FIA Girls on Track, que visa inserir mulheres no automobilismo, um campo historicamente dominado por homens.

WhatsApp Image 2024 05 17 at 17.03.25

Najla Camila da Silva Pereira, estudante de Engenharia Mecânica do CT

O estágio foi organizado pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), presidida pela pilota Bia Figueiredo. A iniciativa tem como objetivo proporcionar experiências práticas no automobilismo. Um exemplo de sucesso do programa é Beatriz Pinho, que participou do estágio em 2023 e hoje é mecânica na categoria.

Najla Camila da Silva Pereira destacou que o processo de seleção para o FIA Girls on Track foi relativamente simples, consistindo em responder um formulário com perguntas básicas e anexar o currículo. A ansiedade pela espera do resultado foi um dos maiores desafios enfrentados por ela.

Apaixonada por carros desde pequena, Najla sempre sonhou em trabalhar com automóveis. Ao conhecer o programa Girls on Track, viu ali a oportunidade perfeita para começar a ingressar nesse meio. A chance de estagiar na Porsche Cup Brasil foi um bônus especial, já que a Porsche é uma de suas marcas favoritas.

WhatsApp Image 2024 05 17 at 17.03.27 2

Grupo de mulheres selecionadas para participarem do estágio

Najla trabalhou como estagiária de engenharia, auxiliando na coleta e análise de dados de telemetria dos carros. Isso incluía monitorar sinais vitais como temperatura e pressão de óleo, além do desempenho dos pilotos. Essa experiência prática foi fundamental para complementar a teoria aprendida na universidade.

Najla acredita que essa vivência será crucial para sua carreira na engenharia e no automobilismo. Além de ampliar seus conhecimentos práticos, o estágio proporcionou um valioso networking com profissionais da área. Ela ressalta que ter a Porsche no currículo agrega um valor significativo para sua formação profissional.

Para outras estudantes interessadas em oportunidades semelhantes, Najla aconselha a seguirem em busca de seus sonhos, mesmo que as oportunidades sejam limitadas em locais como Teresina. Ela encoraja a superação do medo de buscar chances fora e destaca a importância de não desistir antes de tentar. Najla lembra que ainda há muito preconceito de mulheres no automobilismo, mas iniciativas como o Girls on Track, lideradas por mulheres determinadas como Rachel Loh, Bia Figueiredo e Bruna Frazão, estão mudando essa realidade.

WhatsApp Image 2024 05 17 at 17.03.27

Participantes do programa Girls on Track

O programa Girls on Track está atualmente com inscrições abertas para engenheiras e mecânicas para as etapas da Stock Car, Fórmula 4, Copa Truck e Mit Cup, oferecendo mais oportunidades para mulheres interessadas em ingressar no mundo das corridas automotivas.

Najla Camila da Silva Pereira é um exemplo inspirador de como determinação e paixão podem abrir portas em setores ainda pouco explorados por mulheres. O CT celebra a conquista de sua aluna e espera que sua trajetória motive outras estudantes a perseguirem seus sonhos no automobilismo e em outras áreas dominadas por homens.

registrado em: ,