Página inicial > Últimas Notícias - CT > Grupo de pesquisa RENASA realiza palestra sobre o Plano de Ação Climática de Teresina

Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 19h23

Com o objetivo de discutir as mudanças climáticas no âmbito de Teresina, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Recursos Naturais e Sustentabilidade - RENASA, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI), realizou na tarde desta sexta-feira (24/11), uma palestra que teve como tema o Plano de Ação Climática de Teresina. Na oportunidade, o Coordenador da Agenda Teresina 2030, Dr. Leonardo Madeira, apresentou o diagnóstico da cidade em relação aos efeitos da emergência climática.

Prof. Mayra Fernandes Nobre, líder do grupo de pesquisa RENASA

Para a professora Mayra Fernandes Nobre, líder do grupo de pesquisa RENASA, o CT abriga os cursos que na sua essência já atuam diretamente no meio e proporcionam compreender como desenvolver uma interação mais harmônica. Dessa forma se torna essencial a promoção de palestras nessa temática. “Trazer uma palestra que tem como temática o enfrentamento das mudanças climáticas e o planejamento a esse enfrentamento sob o viés da prefeitura de Teresina e da agenda 2030 é relevante porque chama atenção principalmente para os futuros engenheiros e arquitetos sobre as premissas que eles têm que adotar ao pensar a ocupação da cidade, seja com obras e planejamento urbano. Esses futuros profissionais devem trabalhar esse planejamento, além de pensar no enfrentamento às mudanças climáticas.” destacou.

A docente ainda explica de que modo o grupo de pesquisa tem levantado as discussões acerca do meio ambiente entre os discentes. “Nosso grupo possui seis anos e foi pensado para discutir a utilização dos recursos naturais com responsabilidade nesse pensar da sustentabilidade, sempre alinhado com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, atuamos tanto em estudo como pesquisas e em discussões voltada ao atendimento das ODS e para interligação de cada um desses objetivos com a área de atuação da engenharia e arquitetura.” acrescentou.

Prof. Giovana Espindola, Vice-diretora do CT

O atual cenário de eventos climáticos extremos vivenciados em 2023 é um alerta para que essas discussões aconteçam cada vez mais, como pontuou a Vice-diretora do CT, Giovana Espindola. “Diante do atual cenário visto nesse ano, que já está marcado como um ano de altas médias anuais de temperatura, é fundamental falar sobre esse assunto. Além disso, vivemos em uma região que já sofre historicamente com o calor. Devemos pensar que algumas das possíveis soluções para esse cenário passam por caminhos tecnológicos, encontrar uma saída para essas mudanças climáticas certamente precisa de engajamento da sociedade, político, mas também da tecnologia. Tudo isso passa pelo nosso Centro e as graduações que temos aqui”, comentou.

Leonardo Madeira, Coordenador da Agenda Teresina 2030

Egresso dos cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPI, o palestrante Dr. Leonardo Madeira explicou a importância da relação que deve existir entre o espaço acadêmico e a gestão pública. “Como egresso da UFPI vejo que essa aproximação entre a Universidade e a gestão pública é natural e necessária, para a elaboração de políticas públicas. Nós precisamos de dados e evidências que são produzidos aqui. Então hoje tenho a oportunidade de apresentar aqui o Plano de Ação Climática, uma política pública que visa nortear as ações do município no que tange essa emergência climática que estamos vivendo. Esses dados abordam tudo que pode ser considerado ameaça, regiões mais propícias a ter ondas de calor, entre outros aspectos que auxiliam o município nas ações desenvolvidas no contexto atual”, finalizou.

Palestra ocorreu no Auditório do Centro de Tecnologia

registrado em: ,