Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CT > Projeto Cajuínas Makers do curso de Engenharia de Materiais oferece oficina de manufatura aditiva
Início do conteúdo da página

Projeto Cajuínas Makers do curso de Engenharia de Materiais oferece oficina de manufatura aditiva

Imprimir
Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 15h04

Iniciou na manhã desta sexta-feira (20), a primeira oficina de capacitação em manufatura aditiva através do projeto Cajuínas Makers, dirigido pela  Liga Acadêmica de Engenharia de Materiais - Grupo de Desenvolvimento de Materiais (GDMat), em parceria com o Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados (LAPCON) do curso de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia da UFPI. 

WhatsApp_Image_2023-10-20_at_12.18.57_PM_copy.jpeg(Alunas e ministrantes da oficina de manufatura aditiva do projeto Cajuínas Makers)

O treinamento, que ainda irá contar com duas aulas nas próximas semanas, busca profissionalizar as mulheres do curso na produção por meio de modelos virtuais. A professora Tatianny Soares, uma das responsáveis pelo LAPCON, fala sobre a importância da realização do projeto.

“A nossa liga sempre buscou seguir de maneira fiel um dos seus princípios que é a busca pela qualificação dos alunos também pela forma prática. E esse projeto piloto visa estimular sobretudo as meninas da área tecnológica a estarem conectadas com a manufatura aditiva que é considerada uma das evoluções da indústria 4.0. Então também é uma forma de atualizar alunas e professoras quanto ao desenvolvimento tecnológico que a área demanda”, explica Tatianny.

WhatsApp_Image_2023-10-20_at_12.18.59_PM_1.jpeg(Ministrantes da oficina: Luigi Veloso e Arthur Sousa)

Iasmin Bueno é aluna do 9° período e ligante do GDMat, conta sobre a oportunidade de obtenção de técnica junto a outras colegas de curso.

“Pela minha experiência e o que escuto de outras colegas é que a gente acaba tendo uma percepção de que os cursos de engenharia em geral são muito mais focados na parte didática do assunto, introduzindo diversas ferramentas e programas que são importantes para a nossa área, mas a gente não tem aquele curso direcionado para aprender a executá-los. Então para mim é de extrema importância estar fazendo um curso como esse para realmente aprender a desenvolver meus projetos e aplicar os conhecimentos de materiais”, afirma Iasmin. 

WhatsApp_Image_2023-10-20_at_12.18.58_PM_copy.jpeg(Alunas da oficina)

O Vice-presidente da liga GDMat, Luigi Veloso, é um dos ministrantes da oficina e explica sobre o projeto e as expectativas para o desenvolvimento de novas oficinas após a conclusão da oficina piloto.

“O foco do nosso projeto é realmente profissionalizar as mulheres nesse quesito inicial que estamos dando que é a impressão 3D, mas para o futuro a gente espera que as meninas assumam essa missão e que elas não se limitem apenas a impressão, mas que possam fornecer outras oficinas de capacitação. E nosso curso não foca só em impressão, mas envolve a parte de modelagem, prototipagem e planejamento de projetos que acabam sendo importantes também para as outras engenharias. Então a gente planeja também abrir essas oficinas para todo o CT e assim crescer como sociedade acadêmica”, conclui Luigi. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página