Diretor do CT, Professor Dr. Marcos Lira, compondo a mesa de abertura
O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí ( CT-UFPI) recebeu, nesta quinta-feira (15), a segunda edição dos "Seminários O Dia em Debate", que trouxe como temática "Energia Sustentável - Como transformar o potencial do Piauí em desenvolvimento". O evento foi promovido pela Fundação Cultural Octávio Miranda e realizado no auditório do CT.
O evento, ao longo do dia, recebeu a comunidade acadêmica com uma mesa de abertura e quatro mesas-redondas comandadas por diversos convidados, entre eles, professores, doutores e engenheiros, que debateram a riqueza das energias Renováveis no Nordeste, região brasileira que apresenta um clima propício para seu desenvolvimento.
Comunidade Acadêmica e externa participa da segunda edição dos Seminários O Dia em Debate
As energias Renováveis são produzidas a partir de fontes inesgotáveis, como vento, radiação solar, biomassa e energia hidráulica.O Diretor do CT, professor e um dos palestrantes, Dr. Marcos Lira, enfatizou na mesa de abertura a associação das Energias Renováveis com o desenvolvimento econômico e social. "Além de proporcionar a redução de gases de efeito estufa, da poluição e impactos ambientais, também existe a possibilidade de expandir essa energia para mais regiões do Brasil, ampliando seu acesso", contou Marcos Lira.
Temas como "Os desafios para transformar o potencial das energias renováveis em benefício à população piauiense"; "Emprego e arrecadação: O impacto dos grandes investimentos na geração de energias renováveis na área social"; " Sustentabilidade: quais os benefícios práticos da geração de energias renováveis para o meio ambiente"; "Da produção em grandes parques a residências: o mercado da energia solar no Piaui " e " Ciência, investimentos e criatividade: a geração de energia a partir de múltiplas matérias-primas" , foram destaque no evento.
Também estiveram presentes no evento autoridades que são envolvidas na área das energias renováveis, e entre elas o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Bruno Vasconcellos e Osvaldo Silva, Dr. em Desenvolvimento e Meio Ambiente e aluno do Pós-Doutorado de Engenharia Elétrica da UFPI.
Confira mais fotos: