O Centro de Tecnologia (CT) inaugurou hoje (12/06) uma vaga de estacionamento para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) próximo ao prédio da direção do Centro. Essa vaga é a primeira destinada aos autistas na UFPI, um passo simbólico em direção a inclusão cada vez maior deste público na sociedade.
Para o professor dr. Marcos Lira, diretor do CT, a acessibilidade e a inclusão também fazem parte e norteiam a gestão do Centro de Tecnologia. "Não devemos nos perguntar quando alguém fará uso dessa vaga, o que queremos é estarmos preparados para, quando formos demandados por uma vaga como essa, atender essa demanda. O CT também é mais acessibilidade, mais inclusão", completa o diretor.
No dia 22 de novembro de 2022, em Teresina, foi sancionada a Lei municipal nº 5.827, que dispõe sobre a implantação de vagas de estacionamento e decreta que estabelecimentos privados que disponibilizem vagas de estacionamento reservadas a pessoas com deficiência deverão indicar, no mínimo, uma delas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desde então alguns locais da cidade têm aderido à medida e a UFPI não poderia ficar de fora.
Para além da vaga reservada para o público autista, o CT tem se preocupado em revitalizar rampas e sinalizar outras vagas de estacionamento para o público deficiente. Segundo o diretor Marcos Lira, tais medidas fazem parte do objetivo de tornar o Centro de Tecnologia cada vez mais inclusivo e acessível aos docentes, técnicos, discentes e à comunidade externa.