No dia seis de maio é comemorado o Dia do Engenheiro Cartógrafo. A data foi concretizada no Brasil como uma referência ao projeto cartográfico mais antigo do país, datado de 1500, quando o astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, Mestre João, determinou a latitude da Baía de Cabrália, atualmente denominada Porto Seguro.
O Engenheiro Cartógrafo trabalha com a aquisição, processamento, representação e análise espacial da geoinformação. Sua atividade demanda conhecimentos nas áreas de topografia, cartografia, fotogrametria, astronomia de posição, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto, imageamento digital, sensoriamento remoto, cadastro territorial, geoprocessamento, georreferenciamento, geodesia e áreas correlatas.
Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o curso de Engenharia de Agrimensura já é vigente desde 1975. Em 2013, um novo projeto pedagógico foi proposto e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e resultou na mudança de nomenclatura do curso, que passaria a se chamar “Engenharia Cartográfica e de Agrimensura". Com sede no Centro de Tecnologia da UFPI, o curso tem o perfil de formar profissionais capacitados que poderão atuar em diversas áreas, sejam elas órgãos da administração pública, civil ou militar, empresas privadas, organizações não governamentais e até em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.
Para o professor Dr. Péricles Júnior, coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPI, a data expressa também a felicidade, como professor e Engenheiro Cartógrafo, de fazer parte da formação profissional dos futuros engenheiros que irão atuar na área. “Todos os dias, nas aulas e atividades, tentamos trazer um pouco do conhecimento que desenvolvemos em nossas jornadas profissionais e acadêmicas, de forma a inspirá-los e incentivá-los a se envolverem mais nas ciências e disciplinas desenvolvidas em nosso curso. O nosso trabalho, como professores de um curso de engenharia, é preparar nossos discentes para as suas vidas profissionais e ajudá-los a conciliar Ciência e Tecnologia através das atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirmou o professor Péricles.