Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2021, 09h30

Professores de Língua Inglesa das redes pública e privada de todo o estado podem se inscrever a partir desta quinta (07) para participar do processo seletivo realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), que oferecerá até trinta vagas em curso de formação continuada em língua inglesa e Cultura(s) estadunidense(s). O curso faz parte do projeto Promovendo a Língua e Cultura Norte Americana para professores do Ensino Fundamental e Médio em Treinamento Contínuo - Desafios e Possibilidades no Estado do Piauí.no Projeto “Promovendo a Língua e Cultura Norte Americana para professores do Ensino Fundamental e Médio em Formação Continuada - Desafios e Possibilidades no Estado do Piauí”, realizado em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em Recife.

O curso de formação continuada será ministrado por docentes da Coordenação de Letras Estrangeiras (CLE/CCHL/UFPI) e é resultado de um projeto aprovado no Programa Anual de Patrocínios pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. Foram mais de 40 propostas apresentadas e apenas 7 projetos selecionados em 5 estados do Nordeste, entre eles o da UFPI.

Os professores selecionados, após aprovação em todas as etapas, terão oportunidades de melhorar seu desenvolvimento profissional e habilidades linguísticas, participando de oficinas modulares temáticas. Serão 240 horas de curso de formação continuada, dividido em sete módulos de atividades, com foco em aspectos culturais relevantes para professores de Língua Inglesa.

Com período de inscrições até dia 14/01, o edital (disponibilizado AQUI) deve ser lido cuidadosamente pelos interessados para consulta de todas as informações apresentadas, prazos, cronograma, assim como toda a documentação exigida para o processo seletivo. O curso é gratuito, mas há algumas condições que os professores de língua inglesa selecionados devem observar para a realização das atividades.

O Projeto da UFPI foi articulado pelos professores da Coordenação de Letras Estrangeiras: Ana Cláudia Oliveira Silva, Beatriz Gama Rodrigues, Francisco Wellington Borges Gomes, Luís Felipe Pereira dos Santos Donadio, Patrícia de Oliveira Lucas e Vânia Soares Barbosa.  “Nosso time fez uma proposta de trabalho voltada para a Formação Continuada, que é exatamente nossa expertise em nossa área de atuação, na Linguística Aplicada.”, explica a Profa. Patrícia de Oliveira Lucas, Coordenadora de Letras Estrangeiras.

WhatsApp_Image_2021-01-06_at_20.20.13.jpeg

Profa. Patrícia de Oliveira Lucas, Coordenadora de Letras Estrangeiras

Entenda - O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife lançou em junho de 2020 um edital para o Programa Anual de Patrocínios, oferecendo oportunidades de suportes financeiros de até US$ 15.000 para organizações nos oito estados de seu distrito. Os projetos deveriam ser propostos em áreas de interesse estratégico para a Missão Diplomática dos EUA no Brasil, que incluem: aprendizagem da língua inglesa e educação global; crescimento econômico; história e cultura compartilhadas entre os Estados Unidos e o Brasil; inovação e empreendedorismo; segurança cidadã e valores democráticos