Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > PTIA: live com tema "Imagens das velhices na música brasileira” acontece hoje (17), às 17h
Início do conteúdo da página

PTIA: live com tema "Imagens das velhices na música brasileira” acontece hoje (17), às 17h

Imprimir
Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 09h53

WhatsApp Image 2020 08 14 at 09.03.14 120200817090429

O PTIA/Projeto Direito e Cidadania apresenta a live com o tema "Imagens das velhices na música brasileira”, que acontece hoje (17), às 17h. A atividade está sendo realizado pela equipe do Projeto de Extensão Arte e Cultura para pessoas idosas, vinculado ao Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas (PTIA/UFPI) e coordenado Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior, também ministrante do curso de Música Popular Brasileira ofertado pelo projeto. O professor abordará a temática em conjunto com a discente Samyla Lustosa Batista, extensionista ministrante do curso de Musicultura.

O momento ainda conta com a mediação da Profa. Dra. Maria Rosângela de Sousa, coordenadora adjunta do Projeto. Será um momento ímpar para discutir como as velhices são incorporadas e interpretadas no âmbito da nossa música. Para participar, é só acessar a plataforma Google Meet pelo link aqui.

Em virtude da suspensão das atividades presenciais por recomendação dos órgãos de saúde, a equipe do projeto redirecionou suas atividades para produção de material para veiculação nas redes sociais do PTIA em duas linhas “Cine PTIA”, com indicação de filmes que problematizem as diferentes formas do envelhecer e pequenos vídeos da “Musicultura”, orientando técnicas de canto. O material é socializado semanalmente pelo Instagram @ptiaufpi.

Sobre o projeto Arte e Cultura

A arte e a cultura constituem, segundo o Estatuto do Idoso (BRASIL, 2003), um direito fundamental do idoso, sendo portanto um instrumento importante para desenvolvimento da cidadania, para expressão da condição humana criativa, para acesso e preservação da memória, da história e identidade cultural. "Nesse sentido, O PTIA/UFPI utiliza-se desse instrumento a fim de contribuir com o processo de envelhecimento, na perspectiva de incentivar e criar condições para conhecimento e expressão artística dos idosos. Dessa forma, o projeto tem como objetivo, desenvolver atividades, eventos de cunho artístico-cultural, de modo a contribuir para o acesso ao conhecimento e expressão da pessoa idosa no âmbito da arte e cultura", explica Teresina Cristina, coordenadora do projeto.

Para tal oferta semestralmente uma grade de cursos bem diversificada que valoriza as disposições artísticas e criadoras da dimensão humana, entre os quais citamos os curso: Música Popular Brasileira, Musicultura, Bordado, Pintura em Tela, Pintura em Tecido, Fotografia e Tricô.

Tela sociológica20200817090824

Registro da Tela Sociológica realizada em outubro de 2019

O Projeto é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFPI e ao Departamento de Serviço Social cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura que apoia as atividades desenvolvidas e disponibiliza duas bolsistas. Além disso, conta com a colaboração de monitores de extensão de diferentes áreas da graduação e de voluntários da comunidade.

Fim do conteúdo da página