Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > Trabalhos acadêmicos selecinados do Curso de Ciências Contábeis para o XIV Congresso ANPCONT

Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2020, 10h08

Alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, tiveram seus trabalhos acadêmicos submetidos ao XIV Congresso ANPCONT. A 14ª edição do congresso está programada para o mês de dezembro, entre os dias 12 a 14, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Na edição deste ano, de acordo com a organização do evento, foi a mais concorrida, haja vista que se foi alcançado o recorde histórico de trabalhos submetidos, totalizando 593 estudos.

Entre os trabalhos acadêmicos selecionados, em três, o Curso de Ciências Contábeis está representado. Confira:

1- No estudo "AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E A PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ", os docentes João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento e Salvina Lopes Lima Veras (ambos do curso de Ciências Contábeis), em parceria com os pesquisadores Juliana Reis Bernardes (docente do curso de Administração do CCLH) e Luzilene de Sousa Silva (bacharel em Ciências Contábeis), investigam  a relação entre o comportamento procrastinador e o desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis e Administração de Instituições de Ensino Superior (IES) do Piauí.

2- No artigo intitulado "DETERMINANTES DA EFICÁCIA TRIBUTÁRIA MUNICIPAL: Uma análise empírica do contexto Piauiense", Wanderson Prado Portela, Liara Régia Almeida Vieira (ambos discentes do curso de Ciências Contábeis), João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento (Docente de Ciências Contábeis - CCHL UFPI) e Maurício Corrêa da Silva (UFRN) investigaram, empiricamente no contexto Piauiense, os determinantes da eficácia tributária municipal.

3- Na pesquisa intitulada: “PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ENTRE 2000 E 2018: Um Estudo Bibliométrico”, a discente do Curso de Ciências Contábeis Helen Maria da Silva Gomes e o egresso Anderson Rafael Costa Sousa, ambos do Curso de Ciências Contábeis, ambos da UFPI, se propõe a medir os índices de produção e propagação dos conhecimentos científicos através de técnicas quantitativas. Para tanto, partem para a análise de conteúdo, acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos artigos, que o mencionam no título ou no assunto, publicados em português, no período de 2000 a 2018.

O Congresso ANPCONT é o mais relevante evento acadêmico-científico da área de Ciências Contábeis. O evento proporciona a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, representando o principal meio de divulgação da produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis.