Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > Abertas as inscrições para o seminário Desafios da Docência no Século XXI: processos de ensino-aprendizagem na era tecnológica.
Início do conteúdo da página

Trabalhos acadêmicos selecinados do Curso de Ciências Contábeis para o XIV Congresso ANPCONT

Imprimir
Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2020, 10h08

Alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, tiveram seus trabalhos acadêmicos submetidos ao XIV Congresso ANPCONT. A 14ª edição do congresso está programada para o mês de dezembro, entre os dias 12 a 14, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Na edição deste ano, de acordo com a organização do evento, foi a mais concorrida, haja vista que se foi alcançado o recorde histórico de trabalhos submetidos, totalizando 593 estudos. 

Entre os trabalhos acadêmicos selecionados, em três, o Curso de Ciências Contábeis está representado. Confira:

1- No estudo "AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E A PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ", os docentes João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento e Salvina Lopes Lima Veras (ambos do curso de Ciências Contábeis), em parceria com os pesquisadores Juliana Reis Bernardes (docente do curso de Administração do CCLH) e Luzilene de Sousa Silva (bacharel em Ciências Contábeis), investigam  a relação entre o comportamento procrastinador e o desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis e Administração de Instituições de Ensino Superior (IES) do Piauí. 

2- No artigo intitulado "DETERMINANTES DA EFICÁCIA TRIBUTÁRIA MUNICIPAL: Uma análise empírica do contexto Piauiense", Wanderson Prado Portela, Liara Régia Almeida Vieira (ambos discentes do curso de Ciências Contábeis), João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento (Docente de Ciências Contábeis - CCHL UFPI) e Maurício Corrêa da Silva (UFRN) investigaram, empiricamente no contexto Piauiense, os determinantes da eficácia tributária municipal.

3- Na pesquisa intitulada: “PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ENTRE 2000 E 2018: Um Estudo Bibliométrico”, a discente do Curso de Ciências Contábeis Helen Maria da Silva Gomes e o egresso Anderson Rafael Costa Sousa, ambos do Curso de Ciências Contábeis, ambos da UFPI, se propõe a medir os índices de produção e propagação dos conhecimentos científicos através de técnicas quantitativas. Para tanto, partem para a análise de conteúdo, acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos artigos, que o mencionam no título ou no assunto, publicados em português, no período de 2000 a 2018.

O Congresso ANPCONT é o mais relevante evento acadêmico-científico da área de Ciências Contábeis. O evento proporciona a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, representando o principal meio de divulgação da produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis.

Fim do conteúdo da página