Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > Projeto Sexta Básica da UFPI promoveu Workshop com tema “Pesquisa de Dados Socioeconômicos do IBGE”

Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 17h49

WhatsApp Image 2019 09 23 at 15.30.00 120190923153426

Realização do Workshop sobre “Pesquisa de Dados Socioeconômicos do IBGE”

O Projeto Sexta Básica “Debates necessários para entender economia”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou mais um encontro na tarde da última sexta-feira (20), no auditório Noé Mendes, localizado no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).O encontro recebeu Eyder Mendes, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para conversar com os alunos e professores do curso de Ciências Econômicas e demais interessados sobre “Pesquisa de Dados Socioeconômicos do IBGE”.

Com o objetivo de repassar de forma objetiva assuntos que sejam interessante aos presentes, Eyder Mendes proferiu palestraEx-aluno da UFPI, ele frisa ser um prazer retornar para esse importante momento. “Recebo dados brutos e transformo para algo palatável. Dentro do nosso site há uma plataforma que tem todas as informações disponíveis, de todas as regiões. Hoje trouxe dados do trabalho no Piauí e a ideia é destrinchá-los para se ter uma ideia do cenário”, conta o expositor.

Durante a palestra, Eyder explicou que um dos dados é sobre a taxa de desemprego no Piauí. “No segundo trimestre do ano passado era 13,3%. Já no primeiro trimestre deste ano era 12.7% e no segundo 12.8%. Então, este ano, a taxa de desocupação é essa. O nome técnico é taxa de desocupação porque o IBGE não trabalha só com emprego formal. O que nós temos são pessoas ocupadas, o que pode ser ou não com carteira assinada”, esclarece.

WhatsApp Image 2019 09 23 at 15.30.0020190923153801

Workshop com temática “Pesquisa de Dados Socioeconômicos do IBGE” promovido pelo Projeto Sexta Básica

Álef Mateus é aluno do 9º período do curso de Ciências Econômicas e faz parte do Projeto Sexta Básica. Ele pontua que o objetivo é trazer periodicamente palestrantes para conversar com os discentes e comunidade em geral. “Nem sempre acontece às sextas-feiras, porque vai muito de acordo com a necessidade do palestrante ou do nosso público. Hoje o evento teve como tema os dados socioeconômicos que são investigados e disponibilizados pelo IBGE”, explica o estudante.

Ele ainda acrescenta que o público tem crescido bastante. “Felizmente, sempre lotamos os auditórios e a ideia é trazer esses conhecimentos a respeito do Piauí para os estudantes da área e convidados em geral. E isso só é possível com a ajuda de alguém da Universidade, da gestão pública, setor privado, professores ou acadêmicos, por exemplo, que são convidados para falar desses assuntos”, destaca.

Presente no encontro, a Profa. Daniela Bandeira, do Departamento de Estatística da UFPI, reconhece a importância do assunto e pontua que o grande público são alunos. “O palestrante está falando sobre as informações do IBGE e eu observo que grande parte dos presentes são alunos. Apesar de ter alguns professores, ele está demonstrando como os discentes podem coletar e trabalhar esses dados, o que vai ajudar muito nessa parte de pesquisa. A expectativa é que consiga fazer com que os alunos explorem mais o site, de modo a conseguir baixar e utilizar esses dados para realizar publicações”, externa a professora.

WhatsApp Image 2019 09 23 at 15.29.5820190923153935

Alunos e professores durante evento realizado pelo Projeto Sexta Básica