Realização do Workshop sobre “Pesquisa de Dados Socioeconômicos do IBGE”
O Projeto Sexta Básica “Debates necessários para entender economia”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou mais um encontro na tarde da última sexta-feira (20), no auditório Noé Mendes, localizado no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).O encontro recebeu Eyder Mendes, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para conversar com os alunos e professores do curso de Ciências Econômicas e demais interessados sobre “Pesquisa de Dados Socioeconômicos do IBGE”.
Com o objetivo de repassar de forma objetiva assuntos que sejam interessante aos presentes, Eyder Mendes proferiu palestra. Ex-aluno da UFPI, ele frisa ser um prazer retornar para esse importante momento. “Recebo dados brutos e transformo para algo palatável. Dentro do nosso site há uma plataforma que tem todas as informações disponíveis, de todas as regiões. Hoje trouxe dados do trabalho no Piauí e a ideia é destrinchá-los para se ter uma ideia do cenário”, conta o expositor.
Durante a palestra, Eyder explicou que um dos dados é sobre a taxa de desemprego no Piauí. “No segundo trimestre do ano passado era 13,3%. Já no primeiro trimestre deste ano era 12.7% e no segundo 12.8%. Então, este ano, a taxa de desocupação é essa. O nome técnico é taxa de desocupação porque o IBGE não trabalha só com emprego formal. O que nós temos são pessoas ocupadas, o que pode ser ou não com carteira assinada”, esclarece.
Workshop com temática “Pesquisa de Dados Socioeconômicos do IBGE” promovido pelo Projeto Sexta Básica
Álef Mateus é aluno do 9º período do curso de Ciências Econômicas e faz parte do Projeto Sexta Básica. Ele pontua que o objetivo é trazer periodicamente palestrantes para conversar com os discentes e comunidade em geral. “Nem sempre acontece às sextas-feiras, porque vai muito de acordo com a necessidade do palestrante ou do nosso público. Hoje o evento teve como tema os dados socioeconômicos que são investigados e disponibilizados pelo IBGE”, explica o estudante.
Ele ainda acrescenta que o público tem crescido bastante. “Felizmente, sempre lotamos os auditórios e a ideia é trazer esses conhecimentos a respeito do Piauí para os estudantes da área e convidados em geral. E isso só é possível com a ajuda de alguém da Universidade, da gestão pública, setor privado, professores ou acadêmicos, por exemplo, que são convidados para falar desses assuntos”, destaca.
Presente no encontro, a Profa. Daniela Bandeira, do Departamento de Estatística da UFPI, reconhece a importância do assunto e pontua que o grande público são alunos. “O palestrante está falando sobre as informações do IBGE e eu observo que grande parte dos presentes são alunos. Apesar de ter alguns professores, ele está demonstrando como os discentes podem coletar e trabalhar esses dados, o que vai ajudar muito nessa parte de pesquisa. A expectativa é que consiga fazer com que os alunos explorem mais o site, de modo a conseguir baixar e utilizar esses dados para realizar publicações”, externa a professora.
Alunos e professores durante evento realizado pelo Projeto Sexta Básica