Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > II Simpósio Leitura, Reflexões e Diálogos (SimLer) e II Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (JELLIJ) começam nesta terça-feira (24)

Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h03

II_SIMLER20190829155216.jpg

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro serão realizados na Universidade Federal do Piauí (UFPI) o II Simpósio Leitura, Reflexões e Diálogos (SimLer) e a II Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (JELLIJ). Com o tema: Leitura em múltiplas linguagens, o evento propõe discussões sobre leitura em perspectiva teórico-prática e tem o propósito de divulgar encaminhamentos sobre leitura e leitores em contextos de ação, ensino e aprendizagem.

O primeiro SimLer aconteceu em 2017 e volta esse ano para dar continuidade ao trabalho iniciado há dois anos atrás. A sigla do evento foi pensada de forma proposital para enfatizar a importância da leitura. “SimLer é uma sigla proposital para enfatizar que sim, leitura é importante, divulgar leitura, pensar a contribuição dela para a sociedade e para o conhecimento em transformação é fundamental.”, destaca a Coordenadora do evento, Profa. Dra. Angélica Freire de Carvalho.

Em 2019 o SimLer junta-se à II Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - evento idealizado pelo professor Diógenes Buenos Aires de Carvalho da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - para enriquecer e ampliar ideias sobre leitura em contextos de aprendizagem diferenciados. Dessa forma, o evento acontece em colaboração conjunta de grupos de estudos da UESPI e da UFPI.

Atualmente, o mês de setembro é marcado pelas campanhas do Setembro Amarelo e pensando nisso o evento vai também propor discussões sobre a vida, os relacionamentos e a ansiedade que faz parte do aluno no cotidiano da Universidade. Para isso, em sua segunda edição o SimLer traz psicólogos com o propósito de ampliar as discussões sobre a leitura do que está acontecendo no mundo.

O II SimLer é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFPI, UESPI e IFPI. O evento é um movimento em prol da leitura, do crescimento e da ampliação de conhecimentos. A programação encontra-se disponivel no site do evento.