Na manhã do dia 29/04, a Universidade Federal do Piauí realizou a abertura do Encontro Interno dos Núcleos de Línguas do Nordeste (InterNucli), evento ligado ao Programa Idiomas sem Fronteiras, que ocorre entre os dias 29 e 30 de maio no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI.
A recepção foi marcada pelas boas-vindas da mesa de abertura, com a participação da Presidente Nacional do Programa Idioma Sem Fronteiras (ISF), Profa. Dra. Denise de Paula Abreu e Lima; a Coordenadora Geral do ISF na UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues; e a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. RominaParadizo.
Mesa de abertura recepciona os participantes do InterNucli Nordeste
Inicialmente, houve a demonstração de dados positivos acerca dos 5 anos do Programa dentro da UFPI. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. RominaParadizo, elogiou os resultados e parabenizou o corpo docente em nome dos representantes da universidade. “O Programa Idioma Sem Fronteiras realiza a prática inclusiva, o aprendizado de línguas era composto para uma minoria privilegiada e hoje conseguimos abranger mais pessoas contribuindo para o papel da universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma a Pró-Reitora.
Presidente Nacional do Idioma sem Fronteiras, Profª. Dra. Denise de Paula
A Presidente Nacional do ISF, Profa. Dra. Denise de Paula, comenta sobre a importante posição que a Universidade Federal do Piauí exerce dentro do programa. “A UFPI é integrante do ISF desde 2013, quando começamos as parcerias com as universidades brasileiras. Juntos nós conseguimos uma série de ações importantes para a internacionalização, como a aplicação de testes de proficiência e a oferta de cursos presenciais e online para a comunidade acadêmica; mesmo passando por turbulências no setor educacional do Brasil”.
Coordenadora Geral do ISF na UFPI, Profª. Dra. Beatriz Gama
O ensino de línguas estrangeiras feito gratuitamente para a comunidade acadêmica fomenta a experiência prática aos estudantes dos Cursos de Inglês, Francês e Português da UFPI. A Coordenadora Geral do ISF na UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues, fala sobre o desenvolvimento do programa dentro da universidade ao longo dos anos. “A gente tem sentido que os participantes, tanto estudantes quanto professores e técnicos, tem melhorado e aprendido bastante. São cursos de excelente qualidade, gratuitos para a comunidade acadêmica e é uma forma excelente aos interessados em aprender a fluência em outros idiomas”.
O crescimento do Idioma sem Fronteiras, permitiu a internacionalização da Universidade Federal do Piauí frente a outros países. “Todos os anos recebemos os ‘English Teaching Assistants’, bolsistas dos Estados Unidos, advindos de convênios com a Fullbright e a Capes que cursam Pós-Graduação ou que precisam aprender a língua portuguesa”, conta Beatriz Gama.
Andeulazia Murdock, dos Estados Unidos, integra uma temporada de auxílio aos participantes do ISF-UFPI
AndeulaziaMurdock, natural da cidade de Virgínia, nos Estados Unidos, é advinda do EnglishTeachingAssistants (ETA) e vivencia por um ano a troca de conhecimentos com os participantes do ISF. “Estou gostando da experiência e há três meses auxilio os alunos com habilidades para os exames de proficiência e o desenvolvimento em outras atividades dentro dos Cursos de Línguas da UFPI”.
Público participa do InterNucli Nordeste, realizado este ano na UFPI-Teresina
Segundo os gestores presentes, agora o foco do Programa é atuar de forma mais incisiva em âmbito estadual e continuar a consolidação da oferta dos idiomas estrangeiros, com forte investimento na área de Português como língua estrangeira.
A Programação vai até hoje (30/04) e conta com apresentações e palestra de Coordenadores do ISF na região Nordeste e professores dos Cursos contemplados pelo Programa na UFPI.