PPG em História conquista nota 4 junto à Capes e aprova Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB/UFPI), iniciado em 2004, somente a nível de mestrado, conquistou nota 4 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a conquista foi possível submeter proposta para implementação do curso de Doutorado no programa, que também foi aprovado pela Capes.

Doutoradohistoria-2.jpgProf. Dr. Francisco Alcides do Nascimento, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História

O PPGHB tem 14 anos de trajetória e já formou cerca de 200 mestres. “Isso tem contribuído significativamente para a qualificação da mão-de-obra aqui na área de Ciências Humanas e para que o Programa tivesse condições de alçar uma nota 4 e pudesse propor um Doutorado”, comenta o Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento, docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil e do Departamento de História.

A aprovação do curso de Doutorado é uma importante consolidação do Departamento de História, mostrando sua qualidade de ensino e pesquisa. “O Departamento está na base da criação e manutenção do Programa. A autorização do Doutorado renova nossas obrigações com a graduação. Temos que manter o curso de graduação como uma base competitiva da pós-graduação”, comenta o Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, coordenador do PPGHB.

Doutoradohistoria-4.jpgProf. Dr. Edwar Castelo Branco, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História

As linhas de pesquisa propostas para o Programa de Doutorado em História são as mesmas implementadas no Mestrado e focam no estudo de “História, Arte e Cultura” e “História, Cidade, Trabalho e Memória”. O início das atividades do curso se dará imediatamente. “Já constituímos a comissão de seleção e aprovamos o edital. Selecionaremos imediatamente a primeira turma”, comenta o professor Edwar Castelo Branco.

Doutoradohistoria-5.jpgReunião de apresentação do Programa de Doutorado em História do Brasil da UFPI