O Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB/UFPI), iniciado em 2004, somente a nível de mestrado, conquistou nota 4 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a conquista foi possível submeter proposta para implementação do curso de Doutorado no programa, que também foi aprovado pela Capes.
Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História
O PPGHB tem 14 anos de trajetória e já formou cerca de 200 mestres. “Isso tem contribuído significativamente para a qualificação da mão-de-obra aqui na área de Ciências Humanas e para que o Programa tivesse condições de alçar uma nota 4 e pudesse propor um Doutorado”, comenta o Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento, docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil e do Departamento de História.
A aprovação do curso de Doutorado é uma importante consolidação do Departamento de História, mostrando sua qualidade de ensino e pesquisa. “O Departamento está na base da criação e manutenção do Programa. A autorização do Doutorado renova nossas obrigações com a graduação. Temos que manter o curso de graduação como uma base competitiva da pós-graduação”, comenta o Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, coordenador do PPGHB.
Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História
As linhas de pesquisa propostas para o Programa de Doutorado em História são as mesmas implementadas no Mestrado e focam no estudo de “História, Arte e Cultura” e “História, Cidade, Trabalho e Memória”. O início das atividades do curso se dará imediatamente. “Já constituímos a comissão de seleção e aprovamos o edital. Selecionaremos imediatamente a primeira turma”, comenta o professor Edwar Castelo Branco.
Reunião de apresentação do Programa de Doutorado em História do Brasil da UFPI