Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > PPG em Antropologia discutirá ética na pesquisa antropológica no II SimpAntro
Início do conteúdo da página

PPG em Antropologia discutirá ética na pesquisa antropológica no II SimpAntro

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Convite2018051512514620180522090646

O Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará, entre os dias 13 e 15 de junho, no Campus Ministro Petrônio Portela, o II Simpósio de Antropologia da UFPI (SimpAntro).  Tendo como tema “Ética na pesquisa antropológica: entre a regulamentação e a prática”, o evento tem como objetivo refletir sobre questões éticas, políticas e metodológicas que envolvem a pesquisa antropológica.

O simpósio contará com o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex). Conforme destacou o superintendente da instituição, Prof. Dr. Lívio Nunes, a Fundação tem como missão apoiar eventos que fomentem o ensino. “Temos um o encontro grandioso, que reunirá palestrantes do Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, MinasGerais, Bahia, Paraná, Rio grande do Sul e Rio de Janeiro e Brasília. Para a Fadex, além de ser uma das suas missões institucionais, enquanto apoiadora da UFPI, é também uma grande honra poder estar engajada em um evento que traga ao Piauí uma discussão antropológica deste porte”, ressaltou o superintendente.

De acordo com o coordenador do simpósio, Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira, assim como na primeira edição, o evento é promovido com a intenção de divulgar a produção acadêmica dos discentes e docentes. “Consideramos que não é justo deixar engavetada toda uma produção de conhecimento desenvolvida ao longo dos anos nesta  pós-graduação. Então, pensamos em organizar o encontro que  envolvesse os alunos, tanto na preparação do evento quanto na elaboração de conteúdo para ser apresentado durante o simpósio”, explicou o docente.

O II SimpAntro visa também promover a  uma interação com outros pesquisadores, na busca por fortalecer a antropologia local criando uma rede de diálogo no país, sobretudo no Nordeste. “Teremos 12 grupos de trabalho e 04 mesas redondas, onde trataremos sobre temas atuais, como antropologia, diversidade e educação; comunidades quilombolas e suas experiências etnográficas; políticas públicas; sexualidade e gênero; Estado, sociedade civil e marcadores sociais da diferença; etc.”, informou o organizador do encontro.

As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 13 de junho. Para se inscrever o interessado deverá pagar a taxa de inscrição e preencher o formulário no endereço https://ii-simposio-de-antropologia.webnode.com/inscricoes/.  

Fim do conteúdo da página