Na noite da última segunda-feira (19) foi realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), a abertura da 1ª Semana Acadêmica e o X Seminário de Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A abertura contou com a conferência "Afinal o que fazem os conselhos e quando o fazem: debate sobre a efetividade das instituições participativas", ministrada pelo Prof. Dr. Adrian Gurza Lavalle (USP).
Prof. Dr. Adrian Gurza Lavalle ministrando a conferência de abertura
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Prof. Dr. Vitor Sandes, ressalta a importância dos eventos. "A 1ª Semana Acadêmica de Ciência Política e o 10º Seminário em Ciência Política estão ocorrendo juntos, estreitando os laços entre graduação e o curso de Mestrado. Isso é fundamental para a integração da área, das pesquisas e dos estudantes", declara.
Prof. Dr. Vitor Sandes, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Na manhã de hoje (20), aconteceram os minicursos "Os vários rumos da teoria política contemporânea: discussões sobre justiça e cidadania", "Do Contrato Social ao Contrato Social Internacional: variações no conceito de soberania a partir dos Direitos Humanos", e "Políticas Públicas e Ação Política do Empresário".
Raissa Ventura, doutoranda da Universidade de São Paulo e participante do evento
"Os minicursos terão dois momentos. Na primeira parte é apresentado modos de fazer Teoria Política, e em um segundo momento, entraremos em teorias específicas para exemplificar esses fazeres, por meio de discussões sobre justiça e cidadania. Diante disso, temos o objetivo de apresentar, a partir do debate contemporâneo da Teoria Política, diferentes modos de se fazer Teoria Política, tendo como foco a ideia de que a teoria se faz a partir da orientação", explica Raissa Ventura, doutoranda da Universidade de São Paulo.
Minicursos aconteceram no Centro de Ciências Humanas e Letras
Para a estudante do curso de economia da UFPI, Gilsilane Lopes, o eventos assim são fundamentais para o crescimento da vida profissional. "É através desses eventos que adquirimos muitos conhecimentos não só para a nossa carreira profissional, mas também para a nossa vida pessoal, uma vez que aqui no Seminário nós analisamos temas corriqueiros do nosso cotidiano", afirma.
Público presente na solenidade de abertura, no Auditório Noé Mendes
O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Justiça e o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Seminário segue até sexta-feira (23), trazendo na sua programação minicursos, conferências e palestras de professores de diversas instituições.