O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará, no período de 05 a 08 de abril, o I Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP), abordando o tema: Estado, Sociedade e Políticas Públicas em Tempos de Crise. A abertura oficial do evento acontecerá no Cine Teatro da UFPI a partir das 19h, no dia 05 de abril. A conferência de abertura será proferida pelas conferencistas Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek (PUC - São Paulo) e Profa. Dra. Sílvia Gabriela Fernandez Soto (UNCPBA – Argentina).
O evento tem o objetivo de divulgar e discutir os resultados de pesquisas de campo das políticas públicas e suas interfaces com o Estado, a Cultura e a Sociedade, em uma perspectiva transdisciplinar, em contextos de crise e de mudanças pelas quais passam o Brasil e o mundo globalizado.
Durante os quatro dias de Simpósio serão desenvolvidas atividades de intercâmbio entre docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais, instituições de ensino, pesquisa, extensão, cultura, patrimônio, museus e a comunidade em geral. Para isso serão abordados temas como: Fundo Público e Orçamento das Políticas Sociais no Brasil e na América Latina; SUS e a Reforma Psiquiátrica: desafios para as Políticas Universalizantes; Direitos, Cidadania e Familismo: as contradições da Política Social; Gestão Pública, Controle Social e Participação; Combate à Corrupção por iniciativa da Sociedade Civil: velhos desafios, novas estratégias, entre outros.
Os temas serão abordados em mesas-redondas que acontecerão simultaneamente no Campus Universitário Petrônio Portella, no auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) e no auditório do Centro Tecnológico (CT). Minicursos e grupos de trabalhos também fazem parte da programação.
Na oportunidade serão lançadas várias publicações de 2015 e 2016, no Espaço Livre do CCHL, a partir das 18h, no dia 06 de abril. Entre elas estão Serviço Social e Saúde, Classes Sociais, Gênero e Etnias na Saúde Mental, Política da Assistência Social, Atenção Psicossocial e Serviço Social, Política de Consumo, Organismos executivos de Políticas para as Mulheres no Maranhão, entre outros.