Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > DECON realiza lançamento do livro “Economia Solidária no Piauí” nesta quarta-fei

Abordando o tema empreendimentos econômicos solidários do Estado e as orientações para o fortalecimento desses negócios, o livro “Economia Solidária no Piauí” será lançado nesta quarta-feira (02), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), marcando o aniversário de 40 anos do Curso de Economia da Instituição.

capalivroeconomia

Capa do livro "Economia Solidária no Piauí"

A obra, que é organizada pelos professores do Departamento de Ciências Econômicas (DECON) da UFPI Solimar Oliveira Lima, Romina Paradizo e Juliana Portela do Rego Monteiro, apresenta o mapeamento e a caracterização dos empreendimentos econômicos solidários no Piauí, fornecendo, de forma didática, clara e ilustrada, orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários.

Segundo a Profa. Dra. Romina Paradizo, o DECON já trabalha com economia solidária desde 2009, com o Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima. “Hoje temos o núcleo de pesquisa e extensão em economia solidária (NUPEES). Dada essa experiência, percebemos algumas fragilidades comuns aos grupos de economia solidária. Dessa forma, aproveitamos a equipe de professores e alunos envolvidos no NUPEES e resolvemos fazer esse livro, para mostrar alguns resultados do mapeamento realizado pelo Núcleo e apresentar orientações para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários. É importante ressaltar o comprometimento e a participação dos discentes do curso. Sem nossos alunos, esse projeto não teria sido possível”, explica.

O Departamento de Ciências Econômicas tem, historicamente, contribuído com o enriquecimento do conhecimento e da crítica não só no estado do Piauí, mas também nacionalmente, com obras como o Informe Econômico, publicado desde 1997. “O livro "Economia Solidária no Piauí" vem para reforçar o compromisso que o DECON e a UFPI tem com a comunidade, de expansão do conhecimento para além dos muros da Universidade. Poder contribuir para o desenvolvimento da economia piauiense é o maior objetivo do DECON, inclusive através dessa publicação”, conclui a professora.