Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > Lançamento do Livro "Discurso, Memória e Inclusão Social"

Lançamento do Livro "Discurso, Memória e Inclusão Social"

No dia 17 de dezembro será realizado o lançamento do livro "Discurso, memória e inclusão social". A obra, que foi organizada pelos professores João Benvindo de Moura, José Ribamar Lopes Batista Júnior e Maraisa Lopes, reúne 14 artigos escritos por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD) e convidados de outras universidades O NEPAD é composto por docentes dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Segundo o Professor José Ribamar, o livro se propõe a fazer uma análise linguística de discursos diversos, agrupados em dois eixos. "A memória (aqui considerada como interdiscurso, saber discursivo que torna possível o dizer) e a inclusão social (entendida como o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade). Nesta perspectiva, são analisados discursos midiáticos (revistas Veja, Vip, Men's Health Brasil, Cláudia e Nova, além do site de relacionamentos POF), publicitários (Calvin Klein Jeans, Diesel, outdoors sobre profissionais do sexo em Teresina), literários (obras piauienses como Um manicaca e Teodoro Bicanca, e estrangeiras como Le cri de la mouette), musicais (Como nossos pais, de Belchior), religiosos (pronunciamentos do Papa Francisco), além de discursos provenientes do ambiente escolar que suscitam discussões em relação à homofobia, educação inclusiva, entre outras temáticas", frisou.

O lançamento acontecerá a partir das 19h, na Livraria Anchieta, em Teresina.