Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > NUPEC apóia seminário sobre educação de rua em Teresina
Início do conteúdo da página

NUPEC apóia seminário sobre educação de rua em Teresina

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

De 5 a 7 de dezembro, será realizado o seminário “Recontando a história de crianças  e adolescentes em situação de rua em Teresina”, no auditório do Espaço Saúde do Teresina Shopping. O evento, realizado pela Casa Criança Cidadã, tem o apoio do Núcleo de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente – NUPEC da Universidade Federal do Piauí – UFPI com participação das Professoras Doutoras Maria Lídia Medeiros, Vânia Reis, Maria D’Alva Macedo e da Professora Mestre Maria das Graças Vidigal, dentre outros.

O Seminário é pioneiro no resgate dos 20 anos de história do programa de educação de rua em Teresina. A proposta é construir a memória do programa. Bem como, avaliá-lo, definir novas etapas com os professores e participantes: psicólogos, assistentes sociais, educadores de rua, jovens e crianças atendidos pelo programa. A participação de ex-alunos será um dos momentos importantes, onde a socialização de experiências será utilizada na avaliação e desenvolvimento das propostas de trabalho.

“A questão fundamental do Seminário é discutir e apontar alternativas de políticas públicas para atender a demanda de crianças e adolescentes em situação de rua. E também para jovens em situação de risco social”, explica Gilson Alves de Morais, coordenador do serviço de educação de rua da Ação Social Arquidiocesana – ASA, da Igreja Católica e Prefeitura Municipal de Teresina – PMT.

Para o evento, não há cobrança de taxa ou necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelos telefones (86) 3215 5796 e 3215 9317.

Educação de Rua há mais de 20 anos

A Casa Criança Cidadã é a instituição executora do programa de educação de rua em Teresina. A instituição foi criada em 1996 e é coordenada pela ASA com apoio técnico e financeiro da PMT.

A Casa veio consolidar o trabalho de educação para crianças e adolescentes em situação de rua iniciado no Piauí em 1984 com um grupo de voluntários, que posteriormente fundaram o Movimento de Meninos e Meninas de Rua no Estado. Em 1987, o trabalho passou a ser realizado diretamente pela ASA. Já em 1993, houve a criação da Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, da PMT.

Os trabalhos envolvem tanto o atendimento preventivo em centros de educação como de proteção e intervenção junto àqueles que já estão nas ruas.

Fim do conteúdo da página