Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCA > I Workshop em Saúde Animal da UFPI ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro
Início do conteúdo da página

I Workshop em Saúde Animal da UFPI ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro

Imprimir
Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 13h24

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_09.42.04.jpeg

Com o tema “Inteligência Zoosanitária Inovadora na Prevenção, Controle e Convivência das Enfermidades de Caprinos e Ovinos” acontece nos dias 16 e 17 de dezembro o I Workshop em Saúde Animal da UFPI no Centro de Ciências Agrárias (CCA). O evento a ser realizado no auditório da Clínica de Grandes Animais do HVU da UFPI está com inscrições abertas e gratuitas por meio do e-mail: 

O evento conta com a participação de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Sanidade e Reprodução Animal da Universidade Federal do Piauí (Piauí) e do Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos e Ovinos - EMBRAPA Caprinos e Ovinos (Ceará) e traz como proposta a apresentação de palestras abordando temas relevantes para a segurança sanitária do rebanho caprino e ovino brasileiro, discutindo especificamente: a sanidade animal e o agronegócio da caprinocultura e da ovinocultura.

Durante o evento também há a apresentação de resultados de projetos “Zoossanitário da Caprinocultura e Ovinocultura Tropical: Epidemiologia, Riscos e Impacto econômico das enfermidades”, e o “Processo de Inteligência Zoosanitária”; abordagem da Análise de risco e barreiras sanitárias em pequenos ruminantes; - doenças emergentes e reemergentes, zoonoses. Assim como apresenta a teoria e prática em Noções em métodos de imunodiagnóstico (sorologia); Fundamentos das técnicas imunológicas (antígeno vs. anticorpos); Testes sorológicos (IDGA; ELISA; Western Blotting; Imunofluorescência); Fundamentos das técnicas laboratoriais; bacteriologia (meios, isolamento e identificação); virologia (cultivo celular, tipos de células, isolamento viral). 

A professora Janaína de Fátima Saraiva Cardoso coordena o I Workshop em Saúde Animal. Ela é vice-chefe e docente associada do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, coordenadora do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde – Medicina Veterinária do Hospital Veterinário Universitário da UFPI de Teresina, 

O Workshop dispõe ainda do apoio da FAPEPI e tem como público-alvo profissionais e estudantes da área de Ciências Agrárias.

Confira a programação.

 

Fonte: I Workshop em Saúde Animal da UFPI ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página