Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Clínica de Grandes Animais do HVU Teresina volta a fazer cirurgias após conclusão de reformas

Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 17h39

A Clínica de Grandes Animais do Hospital Veterinário (HVU) do Campus da UFPI de Teresina reestabeleceu plenamente os atendimentos à comunidade, com a volta da realização de cirurgias. De 2020 a 2021, o espaço passou por uma grande reforma e há cerca de dois meses voltou a acolher animais com serviços ainda mais qualificados, espaços ampliados, além de novos equipamentos. Mesmo no período das reformas, foi mantida a realização de consultas e exames. Por mês, cerca de 35 animais, especialmente cavalos, são atendidos na Clínica. As reformas na Clínica de Grandes Animais foram realizadas pela Prefeitura Universitária (PREUNI).

fachada_copy.png

Clínica de Grandes Animais do HVU de Teresina reestebele atendimentos após ampla reforma

De acordo com Rosvaldo Duarte, médico veterinário clínico e preceptor do HVU, os casos mais comuns de atendimentos são de cirurgias e cuidados com sistema locomotor dos animais, especialmente de vaquejada, que sofrem muitos atritos, e os tratamento de cólicas (abdômen agudo). Sobre os benefícios da reforma, ele destaca as adaptações realizadas na sala de cirurgia, que recebeu bancadas, além de equipamentos novos e mais modernos.

ROSVALDO_DUARTE.jpg

Rosvaldo Duarte, médico veterinário clínico de Grandes Animais

“Nossa sala de cirurgia está mais completa e incomparavelmente melhor que antes. A mesa de cirurgia, por exemplo, passou por reforma e hoje conta com quatro focos cirúrgicos mais modernos; antes havia apenas um. A cama cirúrgica onde os animais são colocados também foi reformada”, ressalta o médico.

MESA_CIRÚRGICA.jpg

Cama de cirurgia mais moderna e completa, com quatro novos focos cirúrgicos

A melhoria dos espaços também é comemorada pelos residentes. "Aqui a gente trabalha muito com a parte prática, trazendo a teoria do curso para aplicar com os animais, e só nessa primeira metade de 2022, após a reforma, eu aprendi mais do que nos primeiros dois anos de residência”, afirma João Gabriel Rodrigues, residente há três anos. "Tudo aqui já funcionava e atendia aos animais antes da reforma, mas agora, temos um centro bem melhor e 100% apto para uso”, completa.

JOÃO_GABRIEL.jpg

João Gabriel, residente de Medicina Veterinária na Clínica de Grandes Animais

Outras reformas - A sala de indução à anestesia e de recuperação de animais também foi alvo de adaptações. Agora o espaço conta com ar-condicionado, paredes e piso acolchoados e uma central de gás para a realização de anestesia inalatória. A central de gás possui dois cilindros de ar comprimido e quatro de oxigênio, que tornam o processo mais prático e simples, tanto para o animal quanto para a equipe.

SALA_DE_ANESTESIA.jpg

Sala de Anestesia da Clínica de Grandes Animais é completamente reformada

A clínica ainda possui uma sala com televisão para projeção de imagens de animais, utilizadas para análises e observações. Da sala de observação, é possível gravar os animais e as imagens captadas podem ser utilizadas para estudos mais aprofundados e exames de imagens.

No laboratórios de apoio, a unidade de diagnóstico por imagem e os setores de patologia clínica e de patalogia de animais seguem dando amplo suporte à realização de exames de animais que serão atendidos na clínica. Na área externa estão os piquetes, que são espaços irrigados onde é plantado e colhido o capim para alimentação dos animais. Há ainda um depósito de ração para armazenar a alimentação trazida pelos proprietários dos animais.

CAVALO.jpg

Cavalo em observação na Clínica se alimenta de capim colhido nos piquetes do local

Sobre os atendimentos - Para a realização de exames e atendimentos, a Clínica conta com quatro residentes de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais e dois residentes de Sanidades de Grandes e Pequenos Ruminantes, sob orientação de dois preceptores: um médico veterinário clínico e um cirurgião. Colaboram com o trabalho ainda quatro tutores, professores do curso de Medicina Veterinária na UFPI e responsáveis pelas orientações de trabalhos científicos.

Os atendimentos na Clínica não precisam ser agendados. Basta os donos de animais levá-los diretamente ao local. A equipe presta atendimentos de segunda a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e ainda atende casos de emergências em qualquer horário, todos os dias. Para informações específicas, antes de solicitar o atendimento, deve-se entrar em contato com a (86) 3215-5761 e/ou pelo WhatsApp (86) 99827-9191.

Fonte: www.ufpi.br

registrado em: ,