Confira principais pontos do novo calendário acadêmico da graduação
Na última segunda-feira (15), foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), resultado de ampla consulta à comunidade acadêmica, do calendário acadêmico para o próximo período de aulas no ensino de graduação. As aulas serão realizadas em modelo remoto, mas com a possibilidade de flexibilização, em uma decisão que cabe aos colegiados dos cursos.
Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz, a proposta aprovada reflete as manifestações colhidas nas discussões dentro da comunidade universitária. “É a média do pensamento da comunidade”, afirma. A flexibilização adotada para o novo período será possível levando em conta a situação sanitária e as condições específicas de cada curso no que diz respeito às disciplinas práticas. Pela resolução, as chefias de departamento e as coordenações de cursos discutem quais componentes podem ser flexibilizados e a quantidade de alunos que poderão assistir às aulas por vez.
“É uma proposta democrática que traz a voz da comunidade, fruto de uma discussão que alcançou todos os centros e campi. E é sobretudo uma proposta responsável que tem como cuidado maior o respeito à vida de alunos, professores e servidores”, ressalta Ana Beatriz. Além disso, a proposta aprovada pelo CEPEX tem ainda o suporte de uma ampla pesquisa entre alunos e professores, quando foi feita avaliação do período 2020.1, encerrado no final de janeiro.
Matrículas
Segundo o Diretor de Administração Acadêmica/PREG, Leomá Matos, serão 100 dias letivos, com período que inicia em 22 de março e finaliza em 21 de julho. Em relação às matrículas, ele explica que haverá diversos períodos de realização, sendo o primeiro de 13 a 16 de março, com exceção do curso de Libras que possui um edital específico de ingresso e as matrículas ocorrerão de 20 a 23 de março.
Quanto à proposta de matrícula, Matos explica que é o pedido de matrícula em uma das vagas previstas na turma. As vagas serão ocupadas por ordem de solicitação de matrícula na turma.
Ofertas de disciplinas
De acordo com o novo calendário, durante a oferta de disciplinas o Chefe ou Coordenador, baseado no planejamento realizado no colegiado do departamento/curso, poderá ofertar disciplinas semestrais, ou bimestrais 1º ou 2º bimestre.
Haverá, assim, maior flexibilização quanto a oferta de disciplinas, quanto ao formato de execução (teórico, teórico-prático e/ou prático), e quanto ao tempo de execução (semestre ou bimestre). Cada curso planejará sua oferta e como ela será flexível.
A divulgação da oferta ocorrerá no próprio sistema acadêmico, assim que ela for publicada pelas unidades. A primeira oferta deverá estar publicada a partir de 13 de março.
Matos enfatiza que os alunos precisam ficar atentos quanto às possibilidades de matrícula, trancamento e cancelamento que estão dispostos ao longo do calendário.
Confira o calendário acadêmico aqui.
Fonte: www.ufpi.br