Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Ledoc realiza seu XIX Seminário Integrador celebrando os 10 anos de criação do curso

Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 17h41

WhatsApp_Image_2024-10-24_at_16.26.42.jpeg

No dia 29 de outubro de 2024, o curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Humanas e Sociais (Ledoc) realizará seu XIX Seminário Integrador. O evento ocorrerá no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) e a programação inclui mesa de abertura, mesa-redonda com discentes egressos e ex-docentes, oficina, roda de conversa e festejos culturais.

Iniciada em 2014, a Ledoc é reflexo da atuação dos movimentos sociais em defesa de uma educação que contempla os povos do campo. Neste ano, adotando o tema Uma década de Educação do Campo em Ciências Humanas e Sociais, o Seminário Integrador busca celebrar e refletir sobre os 10 anos de criação da Ledoc, abordando desde a construção e memória do curso, até os significados da sua contribuição e as complexidades presentes e futuras da educação do campo.

Este será um momento festivo e reflexivo, considerando que a Ledoc do CPCE/UFPI contribui para que membros de famílias camponesas ou de trabalhadores residentes em localidades rurais do sul do Piauí ingressem na universidade pública; promove a produção de conhecimentos a partir e sobre os lugares de vivência de seus/as discentes; colabora com a formação de profissionais da educação, com destaque para a atuação docente em escolas do campo da região; e incentiva as/os discentes a prospectar seus territórios de vivência e atuação a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão abordadas no curso. Guiada pelas lentes das Ciências Humanas e Sociais, a Ledoc tem gerado formas criativas e potentes de registro e compreensão de diferentes aspectos das dinâmicas locais, o que contribui com o fortalecimento da identidade, patrimônio, história e memória dos povos e comunidades tradicionais do sul do Piauí.

O Seminário Integrador congregará estudantes e docentes (atuais e egressos) da Ledoc, estudantes e profissionais da educação do campo, povos do campo, comunidade acadêmica e movimentos sociais do sul do Piauí.

Participe desse importante momento para a educação do campo. Inscreva-se pelo SIGAA (menu extensão).

Programação:

WhatsApp_Image_2024-10-24_at_16.26.32.jpeg