Participantes devem ser selecionados por meio de edital interno e, em seguida, aceitos pela Fundação Carolina. Foto: Divulgação/ Rede Andifes.
A Assessoria Internacional torna público o Edital 01/2024, lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em parceria com a Fundação Carolina. O edital trata do Convênio Específico de Cooperação Educativa para a concessão de bolsas a pesquisadores brasileiros em programas de Doutorado Pleno e Estágio Pós-Doutoral de Curta Duração de pesquisa para docentes doutores em instituições sediadas na Espanha.
A convocatória está aberta para participação de professores e técnicos administrativos de instituições federais associadas à Andifes e deve resultar na indicação total de 10 (dez) candidatos(as) de todo o Brasil.
Os(as) selecionados(as) receberão formação internacional em universidades espanholas que desenvolvem projetos pertinentes às "Bolsas de Estudo ODS, que mudam vidas".
As candidaturas à chamada serão de natureza institucional, isto é, cabe às instituições associadas à Andifes aderirem às condições detalhadas pelo convênio Andifes/Fundação Carolina e pelo edital da convocatória.
Além disso, será permitida a indicação de apenas um candidato(a) para bolsa de Doutorado Pleno e/ou um candidato(a) para a bolsa de Estágio Pós-Doutoral de Curta Duração. A seleção deve ocorrer por meio de edital interno.
O prazo de envio das candidaturas pelas instituições de ensino segue aberto até o dia 25 de março de 2024, com resultados a serem publicados no dia 27 de março de 2024.
A Fundação Carolina comunicará às instituições participantes a concessão ou recusa da bolsa para cada candidatura e realizará a convocação a partir de agosto de 2024.
As bolsas de Doutorado Pleno terão a duração máxima de 27 (vinte e sete) meses, distribuídos em um máximo de 4 anos, e contemplam:
a) a isenção do valor da matrícula dos estudos;
b) até um máximo de cinco passagens aéreas de ida e volta, em classe turística, de Brasília (DF) para a cidade espanhola dos estudos;
c) ajuda de custo para alojamento e manutenção durante o período de duração da bolsa;
d) e seguro médico não farmacêutico durante os períodos de estadia na Espanha.
As bolsas para Estágio Pós-Doutoral de Curta Duração terão a duração de um período de até 3 (três) meses, com uma estadia mínima de um 1 (um) mês, e contemplam:
a) passagem de ida e volta, em classe turística, de Brasília (DF) para a cidade espanhola dos estudos;
b) ajuda de custo para alojamento e manutenção durante o período de duração da bolsa;
c) seguro médico não farmacêutico durante o período de estadia na Espanha.
Os candidatos podem ser de qualquer área do conhecimento, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital e na Convocatória de Bolsas 2024-2025 da Fundação Carolina.
Os pré-requisitos para participação e demais informações sobre a convocatória aparecem detalhados no Edital 01/2024, disponível aqui.
Texto: Comunicação Assinter.