Montagem de imagem: participação Mercedes Bustamante, presidente da CAPES no evento Acebra. Foto: Divulgação/CAPES
Com apresentações e mesas redondas, o I Encontro da Associação de Cientistas espanhóis no Brasil (Acebra) promoveu um debate sobre estratégias de cooperação entre os dois países, no âmbito da Ciência, Inovação e Cultura. O evento realizado nos dias 16 e 17 de junho, no Rio de Janeiro, reuniu especialistas do Brasil e da Espanha.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, esteve presente e apresentou programas de cooperações internacionais com outros países. Para ela “é muito bom voltar a conectar a CAPES com instituições da Espanha, nesse momento em que se faz um novo desenho de programas de internacionalização”.
A presidente salientou a importância de os brasileiros falarem a língua espanhola: “Eu sou uma defensora do espanhol obrigatório nas escolas. Acho que o Brasil tem que conversar com seus vizinhos, com as nossas fronteiras”. Ela também citou um dos Programas da Fundação como possibilidade do acordo: “Acho que o Leitorado de língua espanhola e portuguesa seria uma ideia interessante nessa cooperação”.
Durante a mesa redonda, Bustamante ressaltou que “dadas as desigualdades no País, não temos mais tempo de interiorizar, depois internacionalizar. Por isso, nosso foco é muito nas iniciativas que temos no interior do Brasil, com a Universidade Aberta do Brasil, com os Institutos Federais, de interiorizar já internacionalizando”.
Texto: Redação CGCOM/CAPES