Problemas ambientais são discutidos durante aula de campo da turma de Geografia de Currais no Riacho Palmeirinha

Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 12h12

Os cursistas de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Currais, participaram de uma aula de campo no Riacho Palmeirinha, situado na região entre os municípios de Bom Jesus e Currais. A respectiva aula foi realizada durante a disciplina de Hidrografia, ministrada pela Profa. Ruthy Karollyny Silva.

aula riacho 1

Turma de Geografia reunida durante atividade

Durante a atividade, que ocorreu no dia 16 de julho, buscou-se destacar conceitos relativos à hidrografia como: o que são os rios, os seus tipos (temporários ou permanentes), como está dividido o seu curso, a vazão das águas, o assoreamento e principalmente a questão da poluição dos rios pela população ligada a dois fatores principais: falta do manejo correto dos resíduos sólidos, bem como pelo lançamento de esgotos residenciais dentro do riacho. Além de se observar também alguns aspectos naturais da região: as formas de relevo, além da vegetação e dos aspectos climáticos, que contribuem para a formação da paisagem da região.

WhatsApp Image 2024 09 12 at 12.05.21

Atividade foi proposta na disciplina de Hidrografia

“Observamos na área visitada a presença de lixo tanto nas margens, como dentro do próprio riacho, lançado pela população que mora em um residencial localizado nas proximidades e pelas pessoas que passam pela estrada. Identificamos também o lançamento de esgotos, além de animais mortos. Diante da situação de poluição, foram encontradas larvas do mosquito da dengue nas margens do rio. Essa problemática da poluição das águas dos mananciais próximos à cidade é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de casos de dengue na região de Bom Jesus. Trabalharemos essa temática no Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPAFOR)”, explicou a Profa. Ruthy Karollyny.

aula riacho 3

Riacho Palmeirinha sofre com assoreamento

Geane Bessa, cursista de Geografia, enfatizou que a aula foi de extrema importância, pois permitiu que eles observassem de perto os problemas ambientais do local. “Foi um momento de grande contribuição, pois pudemos avaliar o agravamento da situação em que se encontra o riacho e poderemos levar essa discussão para nossas salas de aula e falarmos sobre o assunto com mais propriedade com os nossos alunos, despertando neles a consciência de que precisamos fazer algo agora para que as futuras gerações não sofram o que nós já estamos sofrendo”.

aula riacho 5

Lixo descartado pela propulação

A Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, ressaltou que a aula de campo foi muito relevante para o desenvolvimento da disciplina de Hidrografia, pois possibilitou aliar a teoria à prática dos conteúdos ministrados em sala. “Possibilitando aos alunos o contato com os problemas ambientais que ocorrem dentro da sua região, despertando, assim, seu senso crítico e sua percepção sobre essa temática que muitas das vezes passa despercebida”.

aula riacho 8

Local possui focos do mosquito da dengue

Segundo o Prof. Cícero Barros, Coordenador do Polo de Currais, “o riacho possui cerca de 8 a 12km de extensão e desemboca no rio Gurguéia. Durante a visita, os cursistas identificaram inúmeros focos de mosquito da dengue, o que justifica a elevada quantidade de casos da doença no município e região. Nesse sentido, a aula se fez necessária tanto para a formação crítica dos nossos cursistas como para a sociedade como um todo, pois precisamos nos unir e encontrar meios para mudar essa preocupante realidade”, afirmou.

aula riacho 6

Descarte incorreto de lixo traz diversos problemas

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, elogiou a iniciativa e enfatizou que “a formação dos nossos cursistas é baseada na discussão de problemas emergenciais, que precisam ser discutidos dentro das escolas, e na comunidade de modo geral. Afinal, a função social da Universidade é produzir conhecimentos para compreender e transformar as relações sociais”.