Standard News - Federal University of Piauí
A Diretoria Administrativa (DA) é um dos setores que compõem a Pró-Reitoria de Administração (PRAD). A natureza do diretoria envolve supervisionar e coordenar as atividades administrativas de toda a universidade em uma visão mais ampla. Para isso, conta com 6(seis) setores subordinados, a saber: Gerência de Contratos (GECON), Divisão de Gestão de Atas (DIGA), Divisão de Almoxarifado (DIAL), Divisão de Patrimônio (DPAT), Divisão de Arquivo e Microfilmagem (DAM) e Divisão de Protocolo e Documentação (DIPROT). Além de dar efetividade às próprias atividades, a Diretoria Administrativa é responsável por coordenar as atividades típicas e atípicas de cada setor subordinado. As atribuições da Diretoria Administrativa envolvem processos de aquisição de cartão do suprimento de fundos, bem como os procedimentos relativos à sua liberação. Além disso, é responsável por instaurar e instruir processos de apuração de irregularidades relacionados Reconhecimento de Dívida; trata da instrução para pagamentos de taxas, de tributos, de INPI, de Seguro DPVAT e de ART; confecção de Atestado de Capacidade Técnica; manuseio das permissões dos usuários no SIPAC; emissão de portaria de fiscalização de contratos, de recebimento de bens, de aplicação de penalidade e de concessão de suprimento de fundos. Quanto às atribuições advindas da gestão dos setores subordinados, seguem atividades de autorização para continuidade dos trâmites de prorrogação, solicitação de análise jurídica da PGF sobre prorrogação, suspensão de contratos, repactuação, análise da vantajosidade da contratação, etapas dos processos de sanção executados pela GECON e da DIGA, autorizações de liberação de mobiliário e material de expediente, gerir problemas relacionados aos Correios, dentre outras particularidades.
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A Diretoria Administrativa (DA) é um dos setores que compõem a Pró-Reitoria de Administração (PRAD). A natureza do diretoria envolve supervisionar e coordenar as atividades administrativas de toda a universidade em uma visão mais ampla. Para isso, conta com 6(seis) setores subordinados, a saber: Gerência de Contratos (GECON), Divisão de Gestão de Atas (DIGA), Divisão de Almoxarifado (DIAL), Divisão de Patrimônio (DPAT), Divisão de Arquivo e Microfilmagem (DAM) e Divisão de Protocolo e Documentação (DIPROT). Além de dar efetividade às próprias atividades, a Diretoria Administrativa é responsável por coordenar as atividades típicas e atípicas de cada setor subordinado. As atribuições da Diretoria Administrativa envolvem processos de aquisição de cartão do suprimento de fundos, bem como os procedimentos relativos à sua liberação. Além disso, é responsável por instaurar e instruir processos de apuração de irregularidades relacionados Reconhecimento de Dívida; trata da instrução para pagamentos de taxas, de tributos, de INPI, de Seguro DPVAT e de ART; confecção de Atestado de Capacidade Técnica; manuseio das permissões dos usuários no SIPAC; emissão de portaria de fiscalização de contratos, de recebimento de bens, de aplicação de penalidade e de concessão de suprimento de fundos. Quanto às atribuições advindas da gestão dos setores subordinados, seguem atividades de autorização para continuidade dos trâmites de prorrogação, solicitação de análise jurídica da PGF sobre prorrogação, suspensão de contratos, repactuação, análise da vantajosidade da contratação, etapas dos processos de sanção executados pela GECON e da DIGA, autorizações de liberação de mobiliário e material de expediente, gerir problemas relacionados aos Correios, dentre outras particularidades.
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A Diretoria Administrativa (DA) é um dos setores que compõem a Pró-Reitoria de Administração (PRAD). A natureza do diretoria envolve supervisionar e coordenar as atividades administrativas de toda a universidade em uma visão mais ampla. Para isso, conta com 6(seis) setores subordinados, a saber: Gerência de Contratos (GECON), Divisão de Gestão de Atas (DIGA), Divisão de Almoxarifado (DIAL), Divisão de Patrimônio (DPAT), Divisão de Arquivo e Microfilmagem (DAM) e Divisão de Protocolo e Documentação (DIPROT). Além de dar efetividade às próprias atividades, a Diretoria Administrativa é responsável por coordenar as atividades típicas e atípicas de cada setor subordinado. As atribuições da Diretoria Administrativa envolvem processos de aquisição de cartão do suprimento de fundos, bem como os procedimentos relativos à sua liberação. Além disso, é responsável por instaurar e instruir processos de apuração de irregularidades relacionados Reconhecimento de Dívida; trata da instrução para pagamentos de taxas, de tributos, de INPI, de Seguro DPVAT e de ART; confecção de Atestado de Capacidade Técnica; manuseio das permissões dos usuários no SIPAC; emissão de portaria de fiscalização de contratos, de recebimento de bens, de aplicação de penalidade e de concessão de suprimento de fundos. Quanto às atribuições advindas da gestão dos setores subordinados, seguem atividades de autorização para continuidade dos trâmites de prorrogação, solicitação de análise jurídica da PGF sobre prorrogação, suspensão de contratos, repactuação, análise da vantajosidade da contratação, etapas dos processos de sanção executados pela GECON e da DIGA, autorizações de liberação de mobiliário e material de expediente, gerir problemas relacionados aos Correios, dentre outras particularidades.
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Solenidade de abertura no Auditório Afonso Sena No dia 24 de outubro, foi realizada a solenidade de abertura da XIII edição do Workshop de Pós-Graduação em Física. O evento reúne professores, pesquisadores e alunos de diversas instituições para discutir e compartilhar os avanços científicos da pós-graduação em Física. O workshop, que acontece no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), inclui palestras e apresentações de trabalhos científicos, promovendo a integração entre alunos e o ambiente de pesquisa, além de estimular o interesse pela ciência e tecnologia. Professor Alexandre Maciel Durante a cerimônia de abertura, o coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Alexandre Maciel, representando o reitor Gildásio Guedes, ressaltou a importância do workshop para a comunidade acadêmica: "O Workshop da Pós-Graduação em Física é um marco anual, não só para o departamento, mas também para o Centro de Ciências da Natureza e para a UFPI como um todo. Ele celebra as conquistas da pós-graduação em Física, trazendo pesquisadores de fora e fortalecendo a comunidade científica", enfatiza. Professor Irismar Gonçalves Segundo o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, Irismar Gonçalves, o principal objetivo do workshop é fomentar o debate e aproximar alunos e pesquisadores: "O workshop é um evento anual, organizado pelo Programa de Pós-Graduação desde 2012. Estamos na 13ª edição, e o propósito principal é discutir ideias inovadoras que possam contribuir para o avanço científico e o desenvolvimento tecnológico, além de promover a imersão dos estudantes, especialmente os de graduação, na pesquisa", explica. Irismar Gonçalves também destacou a participação de pesquisadores de outros estados e países: "Nesta edição, contamos com palestrantes internacionais, como pesquisadores do Instituto de Física na Irlanda, além de professores da UFMG, UFC e UFMA. Serão palestras inovadoras que certamente contribuirão para o crescimento científico dos estudantes e de todos os participantes", conclui. Doutoranda Débora Aguiar A doutoranda Débora Aguiar compartilhou sua visão sobre a relevância do evento para a comunidade acadêmica: "Para mim, é uma honra participar deste grandioso evento, que conta com a presença de outras instituições de ensino, além de renomados professores e pesquisadores de diversas áreas de interesse. Acredito que a participação da comunidade neste workshop é fundamental para o sucesso do evento", afirma. A abertura contou ainda com a presença do vice-diretor do Centro de Ciências da Natureza, professor Jeferson Cruz dos Santos. O workshop tem duração de dois dias, com início na quinta-feira, 24 de outubro, e encerramento na sexta-feira, 25, com uma cerimônia final às 17h10. Confira a programação no instagram @ppgfufpi.