Standard News - Federal University of Piauí (2)

A Diretoria Administrativa (DA) é um dos setores que compõem a Pró-Reitoria de Administração (PRAD).

A natureza do diretoria envolve supervisionar e coordenar as atividades administrativas de toda a universidade em uma visão mais ampla. Para isso, conta com 6(seis) setores subordinados, a saber: Gerência de Contratos (GECON), Divisão de Gestão de Atas (DIGA), Divisão de Almoxarifado (DIAL), Divisão de Patrimônio (DPAT), Divisão de Arquivo e Microfilmagem (DAM) e Divisão de Protocolo e Documentação (DIPROT).

Além de dar efetividade às próprias atividades, a Diretoria Administrativa é responsável por coordenar as atividades típicas e atípicas de cada setor subordinado.

As atribuições da Diretoria Administrativa envolvem processos de aquisição de cartão do suprimento de fundos, bem como os procedimentos relativos à sua liberação. Além disso, é responsável por instaurar e instruir processos de apuração de irregularidades relacionados Reconhecimento de Dívida; trata da instrução para pagamentos de taxas, de tributos, de INPI, de Seguro DPVAT e de ART; confecção de Atestado de Capacidade Técnica; manuseio das permissões dos usuários no SIPAC; emissão de portaria de fiscalização de contratos, de recebimento de bens, de aplicação de penalidade e de concessão de suprimento de fundos.

Quanto às atribuições advindas da gestão dos setores subordinados, seguem atividades de autorização para continuidade dos trâmites de prorrogação, solicitação de análise jurídica da PGF sobre prorrogação, suspensão de contratos, repactuação, análise da vantajosidade da contratação, etapas dos processos de sanção executados pela GECON e da DIGA, autorizações de liberação de mobiliário e material de expediente, gerir problemas relacionados aos Correios, dentre outras particularidades.