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Dia Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho

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Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 11h15

 

     A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), da Coordenadoria de Atenção ao Servidor (CAS) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), abraça o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes do Trabalho, 27 de julho.

 

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Fonte: CAS/SESMT

 

     A data foi oficializada no Brasil com as portarias de n° (3.326 e 3.327), de 27 de julho, de 1972, na época pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, regulamentando a criação do Serviço Especializado em Segurança e em Higiene do Trabalho, atual SESMT.

     Desde então, o mês de julho é lembrado, com reforço de campanhas educativas pela conscientização nas organizações, para a promoção de um ambiente de trabalho seguro. Todos devem estar atentos, trabalhadores e gestores.


     Dá uma olhadinha nas dicas e orientações que o SESMT da UFPI listou para compartilhar com os servidores e gestores da instituição.

 

post 2

Fonte: CAS/SESMT

 

Veja o que você já está fazendo!

1 – Mantenha o local de trabalho limpo e organizado
A desorganização e a má higiene no local de trabalho favorecem a ocorrência de acidentes. Evite deixar objetos e ferramentas espalhados ou pelo chão, bem como fios soltos pelo chão. Ao terminar a atividade tenha o cuidado de guardar adequadamente os equipamentos e utensílios;


2 – Tenha foco e atenção no que está fazendo
Durante a execução da atividade mantenha práticas adequadas, com foco e atenção. Se o cargo oferecer riscos, evite se envolver com distrações como conversas com colegas, celulares... Observe ainda quando estiver cansado, pois pode ser o momento para uma pausa;


3 – Evite exposição imprudente ao risco
Alguns acidentes podem ser evitados. Se você perceber situações próximas que denotam ameaça ou perigo, se afaste ou não se aproxime. Não acesse locais aos quais você não tem permissão ou não deveria estar ali. Evite ainda manusear equipamentos para os quais você não está habilitado;


4 – Utilize os EPIs recomendados e se for o caso exija-os do empregador
As empresas tem o dever de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual indispensáveis à segurança do trabalhador e devem manter atualizados os registros de entrega dos EPIs. Os trabalhadores também tem a obrigação de usar os equipamentos na rotina de trabalho, devendo ainda zelar por eles. Exemplos de EPIs (luvas, óculos, protetor de respiração, protetor auricular, cintos antiquadas, capacetes, botas).


5 – Tenha atenção com você e sua equipe
Ações educativas e preventivas para socialização de informações e cuidados devem fazer parte do dia a dia das empresas e organizações. As informações devem ser repassadas também na acolhida do novo trabalhador ao ingressar na empresa. Evite realizar sozinho tarefas que colocam em risco o trabalhador. Busque desenvolver as atividades em parceria, além de ajudar na execução, fortalece a prevenção a acidentes no trabalho;


6 – Opere máquinas e ferramentas com responsabilidade
Tenha atenção ao executar o trabalho e não o faça sem o uso adequado dos EPIs. Há máquinas cortantes, pesadas e também produtos com outras características que, podem oferecer riscos de acidentes. Por isso é fundamental que o operador seja, primeiramente, qualificado para trabalhar com a máquina e produto, e que esteja com foco no que está fazendo. Máquinas de grande porte oferecem ainda riscos também para quem está por perto. Esteja atento à segurança de todos no local.

7 – Mantenha máquinas, equipamentos e ferramentas em bom estado de conservação

É fundamental seguir protocolos de segurança para evitar acidentes. Para isso é necessário manter as máquinas em boas condições, ter cuidado com a higiene e uso adequado. Isso ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos. Faça uma agenda sobre a necessidade de lubrificar e de manutenção preventiva;

8 – Cheque as condições de uso de máquinas, equipamentos e ferramentas

 O colaborador deve comunicar à chefia e ao setor competente quando identificar algo estranho em algum equipamento. Quando ocorrer tal situação o equipamento não deve ser usado até que passe por inspeção.

9 – A boa comunicação auxilia na prevenção

Tenha o habito de comunicação ao superior hierárquico e aos colegas situações adversas, o que ocorrer fora da normalidade, no desempenho das tarefas. Cada experiência servirá de alerta a outras pessoas que se encontrarem na mesma situação. A boa comunicação ajuda a evitar futuras ocorrências de acidentes de trabalho.

10 – Evite a execução de atividades para os quais não foi treinado

Trabalhadores não devem executar atividades para as quais não foram treinados, especialmente, as que envolvem riscos. Muitas atividades no trabalho requerem treinamentos e cursos de curta e longa duração. Busque se qualificar para a função e aperfeiçoar-se profissionalmente.

 

Situações disfuncionais, diferentes do comum, devem ser comunicadas às chefias imediatas e ao SESMT pelo e-mail ().

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