Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - SRH > 24 DE JANEIRO - DIA DO APOSENTADO
Início do conteúdo da página

24 DE JANEIRO - DIA DO APOSENTADO

Imprimir
Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 10h28

Depois de anos de trabalho, o descanso é bem-vindo, especialmente com a sensação de dever cumprido.


Parabéns pelo seu dia!

 

Screenshot 2023 01 24 at 10 24 19 24 DE JANEIRO DIA DO APOSENTADO.pdf

 

 

Aposentadoria com Qualidade de Vida

Os processos de envelhecimento e a aposentadoria não são homogêneos e sofrem múltiplas determinações, porque estão relacionados com as condições de existência dos trabalhadores trabalho, classe, cultura, gênero, raça/etnia e acesso às políticas sociais, assim como às percepções individuais. As percepções pessoais do trabalhador são determinantes na forma como podem lidar com essa nova etapa da vida e frente à capacidade de construir novos projetos de vida.

A aposentadoria na velhice precisa ser pensada em convergência com a perspectiva de envelhecimento ativo e saudável pois estas apostam nos fatores de promoção de saúde e bem-estar, o que requer o desenvolvimento de capacidades individuais que promovam mudanças de comportamentos e práticas saudáveis como: atividade física, alimentação saudável, integração social, participação política.

Os fatores de risco e proteção como condições pessoais, psicossociais, organizacionais e ambientais, podem respectivamente dificultar ou facilitar e promover a qualidade de vida, bem-estar e adaptação à aposentadoria. Nesse sentido, é preciso que a gestão pública e as entidades sindicais, trabalhem esses fatores associados ao processo de transição e adaptação à vida de aposentado.

A aposentadoria é mais que um prêmio ou reconhecimento por anos de trabalho e dedicação, é um direito social conquistado pelas lutas da classe trabalhadora. É também um processo, pois deve ser planejada ao longo da vida laboral e sem perder vista que se vincula a um contexto geral da sociedade. A complexidade da realidade na qual está inserido o trabalhador em vias de se aposentar incide sobre suas percepções, bem-estar e dos modos de ser e ver a realidade.

 

Atividade física

Os exercícios físicos diminuem os riscos de doenças e fortalecem os músculos, evitando a ocorrência de quedas. Atividade física regular também está intimamente relacionada a uma melhor saúde mental. Caminhadas e alongamentos são escolhas interessantes e podem ser realizados em praças e parques da cidade.

 

Alimentação saudável

Ter uma alimentação balanceada é uma das melhores formas de preservar a saúde. A dieta deve incluir mais cálcio e proteínas, e menos açúcares, gorduras, sódio e alimentos industrializados. Frutas e verduras são sempre bem-vindas no prato! Esse cuidado evita o desenvolvimento de doenças e afasta as chances de desnutrição.

 

Integração social

Assim como acontece em qualquer faixa etária, a integração social é importante. Os encontros com familia e amigos trazem alegria e fazem com que a pessoa se sinta parte de um grupo social. É interessante participar de atividades coletivas, como aulas de dança ou hidroginástica. Assim, além de se exercitar, convive com outras pessoas.

 

Participação política

É importante se manter ativo, reivindicando seus direitos para serem efetivamente representados e assim possam viver em uma sociedade que garanta o bem-estar geral e o bem- estar da geração que já contribuiu com o avanço do país e muito ainda tem a usufruir e a contribuir.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página