Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI recebe professora da Universidade de Coimbra para palestra sobre Antropologia Biológica

No dia 20 de agosto, às 16h, acontecerá no Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí a Palestra “Antropologia Biológica na Universidade de Coimbra: quem somos e o que fazemos”, que será ministrada pela Professora Doutora Ana Luisa Santos.

Ana Luísa Santos é doutorada em Antropologia Biológica e docente no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Integra o grupo “Populações e culturas do passado” do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS).

ALSantos 300x30020190808101533

Professora Doutora Ana Luisa Santos

A professora desenvolve investigação em vestígios esqueléticos humanos procurando, numa perspectiva biocultural e multidisciplinar, conhecer as condições de vida, saúde/doença e as práticas funerárias de populações pré-históricas e históricas. Tem efetuado estudos em vestígios osteológicos humanos em Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, Jamaica e Zâmbia.

Entre os tópicos de investigação destacam-se a paleotuberculose e dispersão das doenças infecciosas, consequência das migrações e das alterações socioeconômicas, ao longo dos últimos milênios.

Autora de vários trabalhos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais, orienta dissertações de mestrado, teses de doutoramento e trabalhos de pós-doc. Foi vice-presidente da Paleopathological Association (2017-2019) e é vogal da Junta directiva da Asociación Española de Paleopatología e subdirectora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

A escola de Antropologia de Coimbra, criada por Bernardino Machado (nascido no Rio de Janeiro em 1851) é uma referência a nível mundial tendo funcionado desde 1885. Com mais de 130 anos e hoje inserida no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (DCV-UC), forma profissionais a nível de graduação, mestrado e doutorado, tanto em Bioarqueologia (em Portugal, Antropologia Biológica) quanto em Ciências Forenses.

Para além da formação, o DCV-UC tem atuação de peso na produção de conhecimento na área através do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) e do Centro de Ecologia Funcial (CFE). Seus laboratórios, coleções osteológicas humanas de referência (contando com milhares de esqueletos) e acervo arqueológico e forense servem de material para a pesquisa em Biologia Humana a pesquisadores de vários países e com impacto prático nas áreas de Saúde, Arqueologia, Ciências Forenses, Antropologia, História, entre outras.

Aulas 120190808101259

Alunos da UFPI durante estágio em Coimbra: Barbara Eduarda Barbosa de Abreu, Danyel Douglas Miranda de Almeida, Robéria Lisboa Reis e Yan Dias Ferreira

A Universidade Federal do Piauí tem convênio com a Universidade de Coimbra, ao abrigo do qual aconteceu no primeiro semestre deste ano o estágio curricular de quatro alunos da graduação em Arqueologia da UFPI no CIAS. Continuando a parceria, a Profa. Ana Luisa Santos vem falar com a comunidade universitária sobre o fazer Antropologia em Coimbra, o que pode ser uma oportunidade para troca de experiências e um abrir de portas para discentes e pesquisadores que desejem ampliar seus horizontes na formação, estágios e pesquisa.