A atuação principal do LAMEC é a pesquisa científica em mecânica computacional. Nosso trabalho inclui formulação e implementação de métodos de discretização (Método dos Elementos Finitos e Método dos Elementos de Contorno), formulação de funções de Green para uso no MEC, análise espectral de matrizes, interação dinâmica solo-estrutura e transmissão de calor e massa.
Análise de Vibração em Estruturas.
Orientação: Profa. Dra. Simone dos Santos Hoefel (UFPI)
Modelagem de Vigas Rotativas via Método dos Elementos Finitos
O estudo de vigas rotativas é fundamental no design de hélices e rotores na indústria aeronáutica, tanto por requisitos de leveza versus economia de combustível, quanto por questões de segurança. Este projeto propõe o estudo de um modelo analítico e numérico para análise de vibração em hélices e pás rotativas, através do Método dos Elementos Finitos
Estruturas Offshore
Estruturas offshores são usadas na indústria do petróleo tanto para exploração quanto para produção e armazenagem de petróleo. Por se encontrarem situadas em alto-mar, essas estruturas estão sujeitas a carregamentos mais agressivos que em terra e que ultrapassam a magnitude destes. Se torna necessário modelos mais refinados e precisos para analisar os efeitos dinâmicos do ambiente marítimo, e também os esforços eólicos que agem sobre essas estruturas de modo a resultar num dimensionamento seguro e económico.
Interação Solo-Estrutura
O estudo da interação dinâmica solo-estrutura tem aplicações no design de fundações sensíveis à vibração e sua interação com o solo. Fundações sensíveis à vibração podem apresentar requisitos de vibração exigentes para que o funcionamento e/ou conforto da estrutura se dê de forma adequada. Alguns exemplos de aplicações deste tipo incluem aceleradores de partículas, fontes de luz síncrotron, usinas nucleares, hidrelétricas e e ólicas, grandes arenas esportivas e salas de concerto.
Formulação de Funções de Green e Integração Numérica
Orientação: Prof. Dr. Josué Labaki (UNICAMP)
As formulações mais modernas das funções de Green que descrevem meios semi-infinitos homogêneos ou estratificados permitem representar adequadamente os fenômenos mais relevantes do solo. Entretanto, essas funções exigem um estudo aprofundado de técnicas não convencionais de integração numérica. Assim, a proposta desse projeto consiste em definir tais técnicas.