O terceiro dia de atividades do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, começou com apresentações em mesas redondas, com convidados mais do que excepcionais. Durante está quinta-feira (11), os participantes tiveram uma troca de experiencias fundamental para o desenvolvido da rede. O evento online tem se destacado e ao todo são contabilizadas seis mesas para dissipar conhecimento em educação e saúde.
A mesa 2 ficou sobre a coordenação de Celsa Souza da Universidade Federal do Amazonas. O tema da mesa foi “ANTES DE FORMAR: FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SUS”, iniciada às 8h da manhã com a apresentação de Diego González, ex-diretor do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Saúde. BIREME/OPAS/OMS, que trouxe como abordagem central de sua apresentação “A agenda 2030 e o impacto na formação de recursos humanos”.
“Há anos, trabalhamos com os objetivos do milênio. Entre os objetivos da Agenda 2030 estão a erradicação da pobreza, da fome, trazer saúde de qualidade a todos, como educação, igualdade de gênero entre outros assuntos abordados. E pela saúde estamos hoje aqui, principalmente, buscar maior qualidade de saúde pelo SUS”. Afirma o ex-diretor, Diego González.
As palestras não param por aí, com os conferencistas Francisco Eduardo Campus, SE-UNA/SUS e FioCruz com o tema” A educação permanente do SUS” e Liliana Santos- ISC/UFBA com o tema “Experiência na formação de recursos humanos”. A mesa foi encerrada às 12h.
No período da tarde, foi a vez da mesa 3, coordenada por Edinalva Nascimento, representando a Secretária Executiva da UNA-SUS, “Depois de formar: qualificação das práticas profissionais depois do SUS”, a abertura das apresentações fora iniciada por Isabela Cardoso, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia que tratou do processo de construção do SUS, a redefinição dos processos de formação e qualificação profissional, bem como mecanismos de planejamento, contratação, distribuição e gestão dos trabalhadores do setor.
“Temos uma longa caminhada nesse processo de construção de todas essas ações estratégicas e investimentos em relação a qualificação dos trabalhadores e dos profissionais de saúde desde quando lá atrás no movimento da reforma sanitária, foi um grande investimento feito ao longo desses 33 anos de SUS em pensar na formação, na questão de recursos humanos, de saúde e nessa área como formação desses sujeitos”, afirma Isabela Cardoso.
Maria Fabiana Damásio, Secretária Executiva da UNA-SUS explicou um pouco sobre a rede UNA-SUS, e o professor Nathan Mendes da Universidade Federal de Minas Gerais que tratou sobre a formação em saúde na atenção primária.
O evento continua e terá encerramento às 18h do deste dia 12 de novembro.