A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI), em parceria com Secretaria Executiva da UNA-SUS e colaboração das instituições: UFAM, UFBA, UEA e UNB, realizaram na noite dessa terça-feira (9), a abertura oficial do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, que trouxe como tema central a “Formação profissional e o direito à saúde: evidência científica e a qualidade da prática”.
Abertura do evento aconteceu na noite de ontem
Estiveram presentes na solenidade, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a senadora Eliane Nogueira; a coordenadora executiva da UNA-SUS/UFPI, Lis Cardoso Marinho; a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam; o Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI, Francisco Nascimento; secretária executiva da UNA-SUS nacional, Fabiana Damásio, Arquimedes Cardoso, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI; Cristiane Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; Guito Vitoy, representante da Organização Panamericana de Saúde no Brasil; Ricardo Ghelman representante da OPAS e da Bireme; Desembargador Francisco Meton Lima coordenador e Presidente do NUEPES/UFPI; Luiz Ari Messina, coordenador da Universidade de Telemedicina, Herlon Clístenes Lima Guimarães, Superintendente SESAPI; Cristiane Maria Ferraz Damasceno Moura Fé, Diretora de atenção à saúde da SESAPI, Carlos Eduardo De Oliveira Lula, Presidente do CONASS; Dra. Auridene Maria da Silva Moreira de Freitas Tapety, Presidente do COSEMS – PI, Diego Gonzalez, Diretor da BIREME; Múcio Bremen, Diretor do CLAP; Lely Guzman, Diretora da OPAS – Dra, dentre outros convidados.
O evento foi aberto ao público pelo músico e professor do IFPI, Vagner Ribeiro, que interpretou uma canção genuinamente piauiense do artista Dominguinhos e os irmãos Clodo, Clésio e Climério.
Atração cultural, músico Vagner Ribeiro
Em seguida, Gildásio Guedes fez as honrarias da casa agradecendo aos presentes pela participação. “Estamos felizes e de acordo com as atividades da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde na nossa Instituição, pois é uma ação que beneficia a sociedade como um todo. Estamos presentes para ajudar a fortalecer a UNASUS em nossa Universidade na medida do possível, agradeço a todos e, principalmente, a equipe coordenada pela anfitriã, Lis Marinho”, ressaltou.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Viriato Campelo destacou a importância da Universidade Aberta do SUS na UFPI. “A UNA-SUS veio dar uma contribuição muito grande a formação dos recursos humanos para o atendimento ao SUS. A UFPI defensora do SUS. Trabalhamos neste momento com a reformulação de todos os currículos para adequá-los a nova realidade, que é dar uma atenção primária de qualidade. A UFPI, por meio da UNA-SUS, formou mais de 25 mestres na área de Saúde da Mulher e outras ações como formação de profissionais na Especialização em Saúde da Família e Comunidade e turmas do Mais Médicos. Estamos aqui para contribuir para concretização do SUS, pois esta é a nossa meta na UFPI”, disse.
Vice-Reitor, Viriato Campelo
A senadora pelo Piauí, Eliane Nogueira, reafirmou a importância do sistema público e universal de saúde. “Em 2020, mais do que nunca, os brasileiros puderam comprovar quão fundamental é a existência de um sistema único de saúde no nosso país. A covid, uma doença desconhecida que foi bravamente combatida nos hospitais públicos, nas unidades básicas de saúde, nos hospitais de campanha, e até nas unidades de Samu, em alguns municípios. Uma rede louvável de profissionais. Parabéns a professora Lis Marinho, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí, a secretaria executiva da Rede UNA-SUS, Maria Fabiana Damásio Passos, e a todos que participaram da organização desse evento”.
Senadora Eliane Nogueira
A secretária executiva da UNA-SUS nacional, Fabiana Damásio, por sua vez, parabenizou o incansável trabalho desenvolvido pelos coordenadores de todas universidades. “Durante a pandemia foram esses profissionais que construíram todas as nossas ações de formação ofertadas para os trabalhadores e trabalhadoras do SUS, com esse tema, formação profissional e direito a saúde, qualidade na prática, temos 450 participantes, com mais de 40 trabalhos apresentados, isso revela com êxito o que foi realizado aqui, pela comissão organizadora do 28º Encontro. Hoje estamos praticamente em todos municípios do Brasil graças a potência das universidades públicas que fazem parte da rede e a todo trabalho exercido por todos os integrantes”, afirmou, desejando, ainda, trocas enriquecedoras para discutir o presente e o futuro da saúde pública no país.
Secretária executiva da UNA-SUS nacional, Fabiana Damásio
Guito Vitoy, representante da Organização Panamericana de Saúde no Brasil, colocou a importância do SUS em sua fala. “Sabemos o quanto é difícil organizar uma programação de tamanha magnitude, é extremamente oportuno reconhecer todo esse esforço que essa equipe teve. É um momento muito importante para reconhecer o valor que o sistema de saúde tem para a sociedade. Vemos um processo de dois anos de desgaste de uma situação jamais vivenciada por nós e por esse nosso sistema deu resposta as necessidades de um grande poder de adaptação. Saber que por traz desse sistema existe uma série de instituições de formação profissional entre elas a UNA-SUS, que reúne as melhores universidades do país, é reconhecer todo o papel que a universidade tem na formação de novos profissionais e o quanto isso foi importante para que o nosso sistema pudesse dar essa resposta, valorizar a ciência acima de tudo, reconhecer o papel que a universidade pública tem na produção e dissertação de ciência baseada em evidências, em ciência baseada em ciência”, afirmou.
Guito Vitoy, representante da Organização Panamericana de Saúde no Brasil
O coordenador e Presidente do NUEPES/UFPI, desembargador Francisco Meton Lima, cumprimentou a todos, parabenizando o reitor e todos que viabilizaram esse encontro, desejando muito sucesso no desenrolar do evento.
Coordenador e Presidente do NUEPES/UFPI, desembargador Francisco Meton Lima
Com a palavra, o coordenador da Universidade de Telemedicina, Luiz Ari Messina, explicou que com respeito ao desenvolvimento humano, e agora depois da pandemia essa questão da telemedicina e telessaúde, deixou claro a todos que é uma prática eficiente. “A prática de uma telemedicina segura responsável e ética vai permitir que a população passe a ter acesso mais facilitado. Parabenizo a Universidade Federal do Piauí que vem demonstrando uma atitude muito séria e competente em relação a saúde pública no Brasil”, afirmou, destacando que espera que toda a população possa ter um acompanhamento adequado de sua situação de saúde em todos os cantos do país.
Ricardo Ghelman, representante da OPAS e da Bireme, destacou a importância da ciência e da síntese de evidências, já destacada em outros eventos da UNA-SUS/UFPI e parabenizou aos organizadores.
Ricardo Ghelman representante da OPAS e da Bireme
A Pró-Reitora de Extensão de Cultura da UFPI, Deborah Dettmam, enfatizou que já esperava que o evento fosse tão bem organizado e desejou que as experiências trocadas entre as universidades dos outros estados com a UFPI sejam enriquecedoras.
Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam
O professor Francisco Nascimento, representante da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, desejou êxito a todos os participantes. “Espero que possamos retirar excelente proveito e todas as atividades que aqui acontecerem, parabéns professora Lis Marinho”.
Francisco Nascimento, representante da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI
Cristiane Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, saudou a todos, enfatizando que é um evento muito importante para sociedade.
Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiane Machado
A coanfitriã e coordenadora executiva da Una-sus, Lis Cardoso Marinho, finalizou o evento enfatizando a qualidade do 28º Encontro da Rede UNA-SUS. “O Encontro é uma troca de saberes e práticas, mas também de muitos conhecimentos internalizados, esperamos que todos consigamos com estes dias de evento transformar atitudes, transformar pensamentos e o que ouvimos e discutiremos possa contribuir para melhoria da saúde da população do país”.
Coordenadora executiva da Una-sus, Lis Cardoso Marinho
Conferência de abertura
Com o tema “Formação profissional e o direito à saúde: evidência científica e a qualidade da prática”, o 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS iniciou sua programação com a conferência de abertura “SUS é o direito à saúde”. A palestra foi ministrada pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ulisses de Barros Panisset.
Palestrante Ulisses de Barros Panisset
Com mais de 30 anos de experiência em cooperação internacional para promover pesquisa para a saúde em países de baixa e média renda e a equidade em saúde, Ulisses Panisset abordou alguns aspectos essenciais, tais como: democracia e saúde; saúde e direitos humanos; neoliberalismo contra o direito à saúde; direito ao conhecimento e a informação diante à desinformação contra o direito à saúde coletiva; saúde e o racismo; ciência e o SUS; força de trabalho e o direito à saúde.
“O SUS é parte de tal e concreto direito à saúde a ser completado pelo alcance dos direitos à vida e a superação de determinantes sociais que continuam asfixiando as oportunidades da maioria do nosso povo e jogando contra a saúde de forma tão desigual. Buscava-se no SUS princípios de saúde que fosse aberto e acolhesse todos os brasileiros e brasileiras e simultaneamente considerasse os determinantes sociais da saúde”.
Democracia e Saúde
Na oportunidade, Ulisses Panisset discutiu sobre democracia e saúde. Ele explica que este é um tema amplamente discutido na comunidade cientifica de saúde coletiva como a essência da questão do direito à saúde.
“Democracia é saúde e saúde é democracia. Democracia é fundamental para garantir a saúde e a saúde e democracia apoiam-se na nossa certeza de que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas dependem dos direitos sociais essenciais relacionados ao enfrentamento das consequências de determinantes sociais muitas vezes perversos e, principalmente, para maioria mais vulnerável”.
Panisset explica que o SUS pressupõe um projeto de sociedade que se expressa em valores civilizatórios como igualdade, justiça social e democracia. “O SUS é um direito à saúde concretizado na estratégia de saúde da família; na política nacional de imunização; na redução expressiva da mortalidade infantil; na vigilância epidemiológica e sanitária; na política de assistência farmacêutica de transplante de órgãos; no SAMU, na política de AIDS e Hepatites; na reforma psiquiátrica; no combate ao uso de tabaco; na pesquisa e na criação da UNA-SUS, que vocês mantem acesa dentre outras políticas públicas exitosas”.
Papel da Una-sus
Ao final da conferência, Ulisses Panisset destacou o papel da UNA-SUS quanto ao direito de acesso aos trabalhadores de saúde ao conhecimento de qualidade promovido por uma rede de universidades. “Aqui não passam fakenews, elas não passarão. A UNA-SUS é a maior iniciativa estatal do mundo de formação da força de trabalho de um sistema de saúde. Se o SUS é em grande parte um direito à saúde, a UNA-SUS é fator inconteste de promoção da qualidade desse direito. A rede é equalizadora para diminuir as desigualdades profundas que existem entre os trabalhadores do SUS, beneficiando sobremaneira e em última análise os usuários do SUS”.
Panisset explica que o SUS pressupõe um projeto de sociedade que se expressa em valores civilizatórios como igualdade, justiça social e democracia. “O SUS é um direito à saúde concretizado na estratégia de saúde da família; na politica nacional de imunização; na redução expressiva da mortalidade infantil; na vigilância epidemiológica e sanitária; na politica de assistência farmacêutica de transplante de órgãos; no SAMU, na politica de AIDS e Hepatites; na reforma psiquiátrica; no combate ao uso de tabaco; na pesquisa e na criação da UNA-SUS, que vocês mantem acesa dentre outras políticas públicas exitosas”.
Papel da Una-sus
Ao final da conferência, Ulisses Panisset destacou o papel da UNA-SUS quanto ao direito de acesso aos trabalhadores de saúde ao conhecimento de qualidade promovido por uma rede de universidades. “Aqui não passam fakenews, elas não passarão. A UNA-SUS é a maior iniciativa estatal do mundo de formação da força de trabalho de um sistema de saúde. Se o SUS é em grande parte um direito à saúde, a UNA-SUS é fator inconteste de promoção da qualidade desse direito. A rede é equalizadora para diminuir as desigualdades profundas que existem entre os trabalhadores do SUS, beneficiando sobremaneira e em última análise os usuários do SUS”.