Com tema central “Aproximando a Ciência da Prática para Saúde da Mulher em Tempos de Covid-19”, o V Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (V CIAPS) iniciou sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (06). O evento acontece totalmente no formato on-line pelo canal do youtube: Nuepes Não Mortalidade Materna e propõe debates sobre saúde da mulher, mortalidade materna, contribuições ao enfrentamento da covid 19 e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS).
O Congresso segue até esta sexta-feira (07). O público-alvo do evento inclui gestores, discentes e docentes e profissionais da área da saúde. A programação conta com os seguintes cinco eixos temáticos: saúde da mulher, covid-19, mortalidade materna, práticas integrativas e complementares, síntese de evidências e inclui realização de oficinas, apresentação de trabalho oral e conferências de especialistas nacionais e internacionais.
Mesa do evento
A partir das 8:30h aconteceu a abertura oficial com apresentação virtual do hino nacional e mesa composta pelo Magnífico Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; Vice- Governadora do Piauí, Regina Sousa; Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque; Diretor da BIREME, Diego Gonzales; Coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher COFEN Dr Valdecyr Herdy Alves; Presidente do CBSI, Ricardo Gelmen; diretora do CLAP, o centro da OPAS/OMS de Perinatologia, de onde é o Dr Múcio, Suzanne Serruya; consultora da área de APS na OPAS Brasil e estará representando a Dra Socorro Gross, a representante da OPAS/OMS Brasil, Dra Lely Guzman; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Antônio Carlos de Carvalho Seixlack, Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira Deputada estadual Flora Izabel; Presidente Fiocruz Brasília Secretária Executiva UNASUS, Maria Fabiana Damásio Passos, Presidente do CONASEMS, Wilames Freire Bezerra, representado por Marcela Alvarenga; Presidente Cosems-PI; Deputado Estadual do Piauí- Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia; Francisco De Assis Oliveira Costa; Coordenador do NUEPES, Francisco Meton Marques De Lima; Representando o Presidente do Conselho de Secretários Estaduais da Saúde (CONASS), Carlos Eduardo de Oliveira, Maria José Evangelista, Assessora Técnica do CONASS Vice Reitor da UFPI e presidente do congresso, Viriato Campelo.
Reitor Gildásio Guedes
Durante a abertura oficial do evento, o reitor Gildásio Guedes destacou a importância do Piauí como polo de Saúde da Região Norte/Nordeste. “Nós somos um polo de Saúde que recebe com satisfação e com leveza pessoas vindas do Maranhão, do Ceará, do Pará e de outros estados. Nós somos um polo de Saúde a serviço da sociedade brasileira”, disse.
Lis Cardoso Marinho Medeiros
A Coordenadora do evento professora e Coordenadora Executiva da UNA-SUS/UFPI, Lis Cardoso Marinho Medeiros disse em seu pronunciamento que muitas causas evitáveis tiram vida de mulheres gravidas em nosso país. “A taxa de mortalidade materna no Piauí é de 103 mil mortes de mulheres por 100 mil nascidos vivos. Mortes causadas na sua grande maioria por hipertensão e eclampsia, hemorragia, sepse e diabetes gestacional. Todas consideradas causas evitáveis no pré-natal”. Lis Marinho disse ainda que o evento tem o proposito de centra-se na relação médico-paciente e ao contexto em que ele acontece. “O CIAPS tenta em sua organização qualificar as informações por evidências aproximando-as da prática para melhor assistir, esta é a nossa ancora”, ressalta.
Ricardo Gelmen
O Presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa CABISIN, Ricardo Gelmen falou da importância das Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas e destacou a felicidade em participar do evento. “É uma grande honra participarmos deste evento de forma a trazer novidades e um pensar mais abrangente que possa contribuir para saúde da mulher”.
Auridene Moreira
A Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, evidenciou a situação dos municípios em relação ao combate à Covid-19. “Nos municípios, neste momento, nós passamos por um desafio muito grande de tratarmos a síndrome gripal, de fazermos esse olhar intensificando as ações de enfrentamento à pandemia, e, ao mesmo tempo, não deixarmos de olhar para os grupos que precisam continuarem assistidos, como por as ações voltadas para a saúde da mulher”, afirmou.
A Presidente Fiocruz Brasília Secretária Executiva UNASUS, Maria Fabiana Damásio Passos disse que “em nome da UMA-SUS Nacional parabenizo a UNA-SUS- UFPI. Consideramos essa ação como fundamental para o fomento ao debate à saúde pública, com destaque para questões que acomete a saúde da mulher”.
Já a representante do Presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra, Marcela Alvarenga, ressaltou a importância do tema do Congresso para a entidade. “Nós temos esse tema como prioritário para o Conasems na discussão e na elaboração de processos formativos e no apoio aos gestores municipais a essa causa e o cuidado desse grupo tão especial”, destacou.
Representando o Presidente do Conselho de Secretários Estaduais da Saúde (CONASS), Carlos Eduardo de Oliveira, Maria José Evangelista, Assessora Técnica do CONASS, disse que a mortalidade materna sempre foi um problema entre os brasileiros.
Carlos Henrique Nery Costa
Carlos Henrique Nery Costa, Coordenador Geral do Centro de Inteligência e Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) disse que o CIAPS é um evento que trabalha diretamente com trabalhadores. “Um evento deste porte de Atenção Primária à Saúde diz não só que a intenção é a primeira, mas também que é primária porque ela lida com as pessoas mais importantes que constroem o mundo, os trabalhadores”.
Dra. Lely Guzman
A Dra. Lely Guzman, consultora da área de APS na OPAS Brasil e representante da Dra. Socorro Gross, disse que o evento é para fortalecer a Atenção Primária à Saúde. “A APS é uma temática tão complexa, mas que é a oportunidade da vida que temos que celebrar nesta situação desafiante pela pandemia, saúde materna. Neste momento desafiador, atividades como o CIAPS que qualificam, fortaleçam o conhecimento, ações, atitudes e práticas para trabalhar na humanização do serviço de saúde como é a prevenção e evitar uma causa tão importante que temos em nossas mãos, como a mortalidade e a morbimortalidade das mulheres em todo Brasil, é uma oportunidade para demostrar que todos juntos somos melhores”, ressalta.
Dr. Valdecyr Herdy Alves
O Coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do COFEN, Dr. Valdecyr Herdy Alves disse que é muito oportuno trazer para discussão para promoção de saúde das mulheres. “O Piauí é uma referência importante para o Brasil, no número de parto normal. Nós precisamos ampliar a força de trabalho da equipe multiprofissional, qualificando processo, rede, gestão para alinhar processos de trabalhos”, disse.
Antônio Carlos de Carvalho Seixlack
O Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Antônio Carlos de Carvalho Seixlack, enfatiza a importância das Práticas Integrativas e Complementaresno contexto da pandemia. “Considero que no momento em que temos inúmeras dificuldades com medicamentos e tratamentos, podemos ter através das plantas medicinais, tratamentos fitoterápicos das Práticas Integrativas e Complementares uma grande oportunidade de prover a população uma atenção especial e benéfica”, afirma.
Suzanne Serruya
A Diretora do Centro Latino Americano de Perinatologia (CLAP) da OPAS/OMS, Suzanne Serruya disse “Estamos vivendo uma pandemia prologada que provoca diferente dimensões, perdas importantes para situação da saúde da mulher e da mãe a provocado atrasos muitos considerados nos objetivos para o desenvolvimento sustentável. Nós da OPAS/OMS nos preocupamos em cooperar com os países para que as metas da OMS e ODS sejam cumpridas e vimos com muita tristeza que parte dos trabalhos que os países vinham realizando, precisam de muito esforço para se recuperar”.
Vice Reitor da UFPI e presidente do congresso, Viriato Campelo
O Vice Reitor da UFPI e presidente do congresso, Viriato Campelo disse que “nenhum projeto do Brasil é mais importante do que recuperarmos a APS. Nós estamos sintonizados nessa luta, com o CIAPS”, disse.
TROFÉU NUEPES
Durante a abertura oficial, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí, concedeu o Troféu NUEPES de Honra ao Mérito ao:
Dr. Carlos Nery Costa, pelo seu trabalho como docente e pesquisador, contribuindo imensamente com a formação humana e com os serviços de saúde por sua competência acadêmica única.
Dra. Dorcas Lamounier Costa pelo seu jeito carinhoso de formar profissionais , tornando-os mais humanos e responsáveis com as pessoas que buscam os serviços de saúde.
Dra. Rita Maria Lino Tarcia por sua competência singular e dedicação à UNA-SUS/UFPI, oportunizando a qualificação de trabalhadores do estado do Piauí que irá impactar na melhoria da assistência.
Dra. Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar por seu trabalho de décadas em prol da saúde da mulher , refletindo , discutindo e implementando políticas públicas importantes para redução da mortalidade materna no Brasil
Dra. Maria Auzeni De Moura Fé por sua competência nas ações de saúde da mulher e seu papel determinante para formação humana junto à UFPI, trabalhando como formador e coordenadora estadual da saúde da mulher com grande esmero .
Camilla Cristhina de Oliveira Lima em nome do CAZERO, pela dedicação dos acadêmicos de medicina a todas as edições do CIAPS, participando integralmente com muito empenho e responsabilidade.
Dra. Maria do Socorro Cordeiro Ferreira docente exemplar e com muitos anos dedicados à UFPI de muita coragem e dedicação à formação de profissionais da saúde.
Conferência magistral: Cuidado materno e perinatal em tempos de COVID-19
Conferência de abertura ministrada pelo Dr. Múcio Bremen, Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS
Após a abertura do evento, aconteceu a conferência de abertura ministrada pelo Dr. Múcio Bremen, Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS, Uruguay que debateu questões relacionadas ao Cuidado materno e perinatal em tempos de COVID-19.
Segundo Múcio Bremen, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Gerência de Serviço de Saúde, há pouco compartilhamento do vírus e seus efeitos na saúde materna na saúde materna.
Dr. Múcio Bremen
Múcio Bremen explica que durante a pandemia foram recomendadas três intervenções, as quais diziam que era necessário manter medidas tradicionais de proteção e prevenção de infecção, estimular a demanda pelo atendimento ao pré-natal e garantir o acesso aos cuidados de prenatal, parto e puerpério; vacinação de mulheres grávidas.
Conferência de abertura ministrada pelo Dr. Múcio Bremen, Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS
Durante a apresentação, o especialista trouxe dados e pesquisadas realizadas em vários países da América Latina e do Brasil.