Na tarde dessa última sexta-feira ocorreu a abertura do curso de “Controle de contatos para Tuberculose na Atenção Básica”, a aula inaugural foi ministrada pelo prof. Dr. Viriato Campelo que contextualizou a doença no Piauí, Brasil e no mundo. Entre as doenças infecciosas a nível Brasil a Tuberculose fica na quarta colocação entre as infecções que mais matam.
O evento foi promovido pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFPI) e teve o objetivo de capacitar profissionais de saúde da atenção básica e residentes na avaliação de contatos de casos de tuberculose (TB), baseado em aprendizado associado a novas tecnologias com aplicação e demonstração de imagens.
Prof. Dr. Viriato Campelo
É uma das doenças infecciosas que mais mata no mundo, os sintomas característicos são: tosse crônica, febre no final do dia (vespertina) e emagrecimento. Causada inalação da bactéria Mycobacterium tuberculosis afeta os pulmões podendo migrar para outros locais do corpo se não tratada adequadamente.
O curso terá carga horária de 40 h e tem continuação nessa terça-feira no horário das 16h ás 17h para se matricular no curso basta acessar o site unasus.ufpi.br na qual o participante terá que se cadastrar ou fazer seu login com senha para ter acesso as aulas, este curso visa a capacitação dos profissionais da saúde para a redução da transmissão da Tuberculose.