A quarta aula do “Curso Mapa de Evidências” ocorreu nesta última sexta-feira (17). A reunião foi mediada por Veronica Abdala via plataforma virtual, o assunto mais discutido foi o esclarecimento de dúvidas em relação a construção do mapa de caracterização. O encontro aconteceu no horário habitual de 17h às 19h e incluiu temas como a BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), além do Amstar e Rayyan que tem auxiliado os integrantes na busca por evidências científicas.
As cinco equipes além de esclarecer dúvidas mostraram como o desenvolvimento de cada pesquisa vem sendo realizado, divididas pelos seguintes temas: arboviroses, acidentes de motocicleta, endometriose, leishmaniose visceral e mortalidade materna. Os participantes ainda criaram um formulário no Amstar para solucionar questões em relação aos dados que irão se aprofundar e trazer maior qualidade nas revisões. Entre esses e outros aspectos citados Abdala ainda aponta a BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), uma rede de informações que evidencia o conhecimento científico. Nesse acervo digital e físico podem ser encontrados livros, cartazes, folders, cartilhas e outros tipos materiais que estimulam o conhecimento e a pesquisa científica.
Por fim, para se constituir o mapa são necessárias a análise metodológica, revisões sistêmicas, obtenção de desfechos na pesquisa e preencher cada elemento da planilha de caracterização conforme as orientações da mediadora. O curso se encerra na próxima terça feira no horário de 17h às 19h e deixa aos participantes o aprendizado de que toda evidência possível deve ser analisada a nível mundial.