As aulas do curso “Mapa de Evidências” ofertado pela Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNASUS/UFPI), por meio do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher em parceria com Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciadas (CIATEN), realizou mais um encontro via plataforma virtual.
A reunião aconteceu na última terça-feira (14) e abordou temas como a caracterização dos estudos de evidências e planilhas de diferenciação desses conteúdos científicos (templates), a utilização do aplicativo Rayyan e o Amstar.
Na terceira aula ministrada por Verônica Abdala, foi orientado o uso da ferramenta Rayyan, esta que facilita a sistematização de seleção de artigos e a busca para aprimoramento de evidências científicas. O aplicativo permite a participação de colaboradores que ajudam na revisão de artigos sendo possível também localizar resumos, excluir palavras ou adicioná-las de acordo com o tema escolhido para avaliação.
Durante a reunião Verônica Abdala, cita também o Amstar outro elemento que complementa as revisões de valores científicos, oferecendo um controle maior dos artigos tornando o processo mais amplo e organizado.
O Amstar verifica o conteúdo que está sendo estudado e a qualidade dessas revisões sistêmicas, na qual os pesquisadores utilizam de diferentes métodos para avaliar o objeto de estudo analisando e sintetizando dados trazendo um alto padrão de avaliação e segurança para os estudos científicos e pesquisas.
Por fim, o curso segue até o dia 21 de Julho esclarecendo dúvidas dos pesquisadores em relação ao mapeamento científico, para o desenvolver pesquisas, principalmente, voltadas a área saúde e afins.