Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - SRH - PGD > PGD/UFPI realiza reunião para apresentar resultados de implantação do projeto piloto
Início do conteúdo da página

PGD/UFPI realiza reunião para apresentar resultados de implantação do projeto piloto

Imprimir
Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 16h44

IMG_8692.jpg

SRH/UFPI apresenta resultados de projeto piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

Na tarde desta quinta-feira (31/08), foi realizada, no Salão Nobre da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reunião para apresentação do relatório de avaliação da etapa piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Na ocasião, também foram expostos planos de extensão do programa para outras unidades da Universidade, incluindo setores acadêmicos e administrativos. O PGD objetiva a substituição do controle de frequência e assiduidade pelo controle de entregas e resultados e a possibilidade de realização das atividades fora das dependências do órgão (teletrabalho)

A parte inicial do PGD, o projeto piloto, ocorreu entre fevereiro e agosto deste ano. Durante o período, unidades como o CEAD; a Superintendência de Recursos Humanos (SRH); a Pró-Reitoria de Administração (PRAD); a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e as Coordenações Administrativo-Financeiro dos campi de Bom Jesus, Floriano e Picos foram utilizadas como respaldo para obtenção de resultados. 

Por meio de uma avaliação minuciosa, os trabalhos em formatos presenciais, teletrabalho parcial e integral das unidades, executados por 61 servidores selecionados, passaram por uma série de critérios e observações. Após a conclusão da etapa, os dados e informações extraídos foram compilados para a elaboração do relatório de avaliação, que servirá de base para o futuro do programa. 

31082023-DSC_1505.jpg

Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, professora Flávia Lorenne

Segundo a Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, professora Flávia Lorenne, o encontro teve por intuito apresentar aos dirigentes das unidades administrativas e acadêmicas, o relatório final do projeto piloto do Programa de Gestão e Desempenho. “A SRH realiza o acompanhamento da documentação do servidor que aderiu ao PGD, isso impacta que todas essas informações passam a constar no site da transparência pública do governo federal. Nesse sentido, a UFPI assim como outras Instituições Federais, desenvolve seu Programa de Gestão e Desempenho, demonstrando o compromisso e a eficiência na prestação de serviços públicos”, frisou.

AAA_0208.jpg

Diretora do CEAD/UFPI, professora Lívia Nery. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Os resultados do projeto piloto foram marcados por grande satisfação. De acordo com o levantamento, todos os 51 servidores que participaram da etapa manifestaram o desejo em permanecer no PGD. Para a diretora do CEAD, professora Lívia Nery, uma das gestoras responsáveis pela execução do plano piloto, a expansão do programa na UFPI pontua o início de novas melhorias e avanços. “A partir da avaliação, conseguimos compreender quais setores devem ou não abranger o formato de teletrabalho. Ajustes são sempre necessários, e acredito que estes chegam no melhor momento. Sem dúvidas, começamos essa etapa muito bem. Estamos otimistas em relação às melhorias que o PGD trará para a produtividade da UFPI ", exclamou. 


31082023-DSC_1518.jpg

Pró-Reitora de Administração, professora Evangelina Sousa

De acordo com a Pró-Reitora de Administração, professora Evangelina Sousa, a primeira unidade da PRAD a integrar o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) foi a Diretoria de Contabilidade e Finanças-DCF. Nessa unidade, 12 servidores optaram pelo regime de teletrabalho, seja em sua forma parcial ou integral. “O principal objetivo do PGD é aprimorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos, buscando resultados mensuráveis e mais eficazes. Segundo os dados de uma pesquisa interna realizada na Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF), o PGD demonstrou um notável comprometimento por parte dos servidores que aderiram ao programa. Além disso, houve um aumento na eficácia das entregas e uma melhoria na qualidade de vida dos servidores”, explicou.

A Pró-Reitora Evangelina Sousa acrescenta que em relação ao cumprimento das metas, as avaliações das chefias indicam que a maioria dos servidores que participam do programa tem alcançado seus objetivos e entregue os resultados conforme estabelecido nos planos de trabalho e nos termos de ciência e responsabilidade. Esses resultados têm contribuído para uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados e na pontualidade das entregas.

“Com base nesses resultados positivos, podemos afirmar com segurança e embasamento técnico que é vantajosa a continuação do programa PGD na Diretoria de Contabilidade e Finanças, bem como a sua expansão para as demais unidades da PRAD”, disse.

31082023-DSC_1521.jpg

Coordenador de Sistemas na Superintendência de Tecnologia da Informação, Matheus de Meneses Campanhã Souza

Para o Coordenador de Sistemas na Superintendência de Tecnologia da Informação, Matheus de Meneses Campanhã Souza, a experiência da STI durante a fase piloto do PGD foi bastante exitosa. “Particularmente, tive o privilégio de ter a percepção como servidor, chefe de unidade e membro da comissão. Por todas estas perspectivas foi possível perceber diversas melhorias, como: aumento na qualidade de vida dos servidores, mais transparência nas atividades desempenhadas na unidade e o apoio desta na gestão de atividades e definição de metas”, afirmou.

Matheus de Menezes ainda destacou que o diálogo entre servidores e chefes foi fundamental para enfrentar dificuldades e ajustes nos planos de trabalho. Periodicamente aconteciam reuniões, em que a equipe compartilhava as atividades que foram realizadas, as dificuldades encontradas e em quais atividades trabalharão em seguida. Certamente nestes últimos meses o PGD tem sido uma ferramenta muito importante para aprimorarmos nossos processos internos e melhorar nosso ambiente de trabalho na STI”, ressaltou.

A apresentação dos resultados obtidos do projeto piloto e a reunião foram conduzidos pela Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne; e pelos membros da Comissão do Programa de Gestão e Desempenho (PGD): presidente da comissão, Djane Oliveira de Brito (CEAD); Aline Pacheco Silva (SRH); Danielle Alves da Silva (PRAD); Marcus Vinicius Beserra dos Santos (CPCE); Matheus de Menezes Campanhã Souza (STI); Marcos Ranieri de Sousa Silva (STI); Maxwel Oliveira Dias (SRH); Rosiany de Souza Luz (CSHNB); Sayonara Leal Brito (CAFS).

31082023-DSC_1516.jpg

Djane Oliveira de Brito durante apresentação de resultados do PGD/UFPI

Mais informações sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), acesse: https://pgd.ufpi.edu.br/

Fim do conteúdo da página