Ao consultar discentes e docentes que participaram no PIBIC-EM durante o biênio 2020-2022, a PROPESQI, até 26 julho de 2022, obteve de 40 discentes e de 21 docentes informações e percepções relevantes sobre o impacto da Iniciação Científica Júnior (ICJ) na UFPI sobre a formação acadêmica e científica do orientando e sobre o estímulo para ele ingressar em alguma graduação.
Visão Discente
Primeiramente, verificou-se a reincidência dos alunos no programa. Eles responderam à pergunta: "Você participou de quantas edições do Programa PIBIC-EM?", com o resultado expresso no gráfico abaixo:
A consulta seguiu questionando os discentes do PIBIC-EM biênio 2020-2022 se ingressaram em alguma graduação. Eles responderam da seguinte forma:
Em seguida, o exame coletou a impressão dos discentes da Iniciação Científica Júnior sobre a contribuição do programa para o desenvolvimento do pensamento científico do bolsista e para o ingresso dele em alguma graduação. Assim se manifestaram os egressos:
Visão Docente
Em sua consulta aos docentes, a PROPESQI procurou examinar o alcance das divulgações dos resultados das pesquisas desenvolvidas e a contribuição do PIBIC-EM para o ingresso dos alunos na graduação.
Ao questionar sobre os canais de divulgação dos resultados obtidos dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas, a PROPESQI conseguiu a relação de quantidade de divulgações por canal expressa no gráfico abaixo:
Também foi coletada a impressão dos docentes quanto a contribuição do PIBC-Af para o desenvolvimento do pensamento científico do discente e para o ingresso dele em alguma pós-graduação. Assim se manifestaram os orientadores: