Acompanhamento de Egressos da Iniciação Científica e Tecnológica - Biênio 2020-2022 - Egressos da Iniciação Científica
Índice de Artigos
Ao consultar discentes e docentes que participaram na Iniciação Científica (IC) durante o biênio 2020-2022, a PROPESQI, até 05 julho de 2022, obteve de 564 discentes e de 340 docentes informações e percepções relevantes sobre o impacto da IC na UFPI sobre a formação acadêmica e científica do orientando e sobre o estímulo para ele ingressar em alguma pós-graduação.
Visão Discente
Primeiramente, verificou-se a reincidência dos discentes na Iniciação Cientifica. Eles responderam à pergunta: "Você participou de quantas edições do Programa PIBIC/ICV?", com o resultado expresso no gráfico abaixo:
A consulta seguiu questionando os discentes da IC biênio 2020-2022 se os resultados de suas pesquisas foram divulgados em outros canais além do Seminário de Iniciação Científica da UFPI (SIC/UFPI). Com a resposta dos discentes, chegou-se ao quantitativo de divulgações por canal exposto no gráfico abaixo:
Em seguida, o exame coletou a impressão dos discentes da Iniciação Científica sobre a contribuição da IC para o desenvolvimento do pensamento científico do discente e para o ingresso dele em alguma pós-graduação. Assim se manifestaram os egressos:
Visão Docente
Em sua consulta aos docentes, a PROPESQI procurou examinar o alcance das divulgações dos resultados das pesquisas desenvolvidas e a contribuição da Iniciação Científica para o ingresso dos alunos na pós-graduação.
Ao questionar sobre os canais de divulgação dos resultados obtidos dos trabalhos desenvolvidos pelos orientandos, a PROPESQI conseguiu a relação de quantidade de divulgações por canal expressa no gráfico abaixo:
Dentre os 340 docentes consultados, 305 alegaram terem conhecimento se seus orientandos ingressaram em alguma pós-graduação. Ao serem questionados sobre que tipo de pós-graduação os discentes ingressaram, os docentes responderam da seguinte forma: