Acompanhamento de Egressos da Iniciação Científica e Tecnológica - Biênio 2020-2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Programas de Iniciação Científica e o de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação atendem alunos dos cursos de graduação e ensino médio. Este relatório de acompanhamento visa mensurar a contribuição da Iniciação Científica e Tecnológica da UFPI para o acesso e a integração do estudante à cultura científica e para seu ingresso na graduação (IC Junior) e na pós-graduação (IC e IT graduação). 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao consultar discentes e docentes que participaram na Iniciação Científica (IC) durante o biênio 2020-2022, a PROPESQI, até 05 julho de 2022, obteve de 564 discentes e de 340 docentes informações e percepções relevantes sobre o impacto da IC na UFPI sobre a formação acadêmica e científica do orientando e sobre o estímulo para ele ingressar em alguma pós-graduação.

 

Visão Discente


Primeiramente, verificou-se a reincidência dos discentes na Iniciação Cientifica. Eles responderam à pergunta: "Você participou de quantas edições do Programa PIBIC/ICV?", com o resultado expresso no gráfico abaixo:

Gráfico 1 discente

A consulta seguiu questionando os discentes da IC biênio 2020-2022 se os resultados de suas pesquisas foram divulgados em outros canais além do Seminário de Iniciação Científica da UFPI (SIC/UFPI). Com a resposta dos discentes, chegou-se ao quantitativo de divulgações por canal exposto no gráfico abaixo:

Gráfico 4 discente

Em seguida, o exame coletou a impressão dos discentes da Iniciação Científica sobre a contribuição da IC para o desenvolvimento do pensamento científico do discente e para o ingresso dele em alguma pós-graduação. Assim se manifestaram os egressos:

Gráfico 8 discente

Gráfico 7 discente

 

Visão Docente


Em sua consulta aos docentes, a PROPESQI procurou examinar o alcance das divulgações dos resultados das pesquisas desenvolvidas e a contribuição da Iniciação Científica para o ingresso dos alunos na pós-graduação.

Ao questionar sobre os canais de divulgação dos resultados obtidos dos trabalhos desenvolvidos pelos orientandos, a PROPESQI conseguiu a relação de quantidade de divulgações por canal expressa no gráfico abaixo:

Gráfico 1 docente

Dentre os 340 docentes consultados, 305 alegaram terem conhecimento se seus orientandos ingressaram em alguma pós-graduação. Ao serem questionados sobre que tipo de pós-graduação os discentes ingressaram, os docentes responderam da seguinte forma:

Gráfico 2 docente

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao consultar discentes e docentes que participaram na Iniciação Tecnológica (IT) durante o biênio 2020-2022, a PROPESQI, até 18 julho de 2022, obteve de 57 discentes e de 25 docentes informações e percepções relevantes sobre o impacto da IC na UFPI sobre a formação acadêmica do orientando, sobre a contribuição do programa para o desenvolvimento de novas tecnologias impulsionadas pela inovação e sobre o estímulo para que o discente participante ingresse em alguma pós-graduação.

 

Visão Discente


Primeiramente, verificou-se a reincidência dos discentes na Iniciação Tecnológica (IT). Eles responderam à pergunta: "Você participou de quantas edições do Programa PIBITI?", com o resultado expresso no gráfico abaixo:

Gráfico 1A

A consulta seguiu questionando os discentes da IT biênio 2020-2022 se os resultados de suas pesquisas foram divulgados em outros canais além do Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI/UFPI). Com a resposta dos discentes, chegou-se ao quantitativo de divulgações por canal exposto no gráfico abaixo:

Gráfico 4A

Em seguida, o exame coletou a impressão dos discentes da Iniciação Científica sobre a contribuição do PIBITI para o desenvolvimento de novas tecnologias impulsionadas pela inovação e para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas a partir do desenvolvimento de tecnologias que possuem utilidade prática para o setor produtivo. Assim se manifestaram os egressos:

Gráfico 2A copy

Gráfico 3A

 

Visão Docente


Em sua consulta aos docentes, a PROPESQI procurou examinar o alcance das divulgações dos resultados das pesquisas desenvolvidas no programa. Ao questionar sobre os canais de divulgação dos resultados obtidos dos trabalhos desenvolvidos pelos orientandos, a PROPESQI conseguiu a relação de quantidade de divulgações por canal expressa no gráfico abaixo:

Gráfico 1B

Também foi coletada a impressão dos docentes quanto a contribuição do PIBITI para o desenvolvimento de novas tecnologias impulsionadas pela inovação e para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas a partir do desenvolvimento de tecnologias que possuem utilidade prática para o setor produtivo. Assim se manifestaram os orientadores:

Gráfico 2B

Gráfico 3B

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao consultar discentes e docentes que participaram no PIBIC-Af durante o biênio 2020-2022, a PROPESQI, até 22 julho de 2022, obteve de 28 discentes e de 24 docentes informações e percepções relevantes sobre o impacto do PIBIC-Af na UFPI sobre a formação acadêmica e científica do orientando e sobre o estímulo para ele ingressar em alguma pós-graduação.

 

Visão Discente


Primeiramente, verificou-se a reincidência dos discentes no programa. Eles responderam à pergunta: "Você participou de quantas edições do Programa PIBIC-Af?", com o resultado expresso no gráfico abaixo:

Af Gráfico 1A

A consulta seguiu questionando os discentes do PIBIC-Af biênio 2020-2022 se os resultados de suas pesquisas foram divulgados em outros canais além do Seminário de Iniciação Científica da UFPI (SIC/UFPI). Com a resposta dos discentes, chegou-se ao quantitativo de divulgações por canal exposto no gráfico abaixo:

Af Gráfico 4A

Em seguida, o exame coletou a impressão dos discentes da Iniciação Científica sobre a contribuição do programa para o desenvolvimento do pensamento científico do discente e para o ingresso dele em alguma pós-graduação. Assim se manifestaram os egressos:

Af Gráfico 2A

Af Gráfico 3A

 

Visão Docente


Em sua consulta aos docentes, a PROPESQI procurou examinar o alcance das divulgações dos resultados das pesquisas desenvolvidas e a contribuição do PIBIC-Af para o ingresso dos alunos na pós-graduação.

Ao questionar sobre os canais de divulgação dos resultados obtidos dos trabalhos desenvolvidos pelos orientandos, a PROPESQI conseguiu a relação de quantidade de divulgações por canal expressa no gráfico abaixo:

Af Gráfico 1B

Também foi coletada a impressão dos docentes quanto a contribuição do PIBC-Af para o desenvolvimento do pensamento científico do discente e para o ingresso dele em alguma pós-graduação. Assim se manifestaram os orientadores:

Af Gráfico 2B copy

Af Gráfico B

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao consultar discentes e docentes que participaram no PIBIC-EM durante o biênio 2020-2022, a PROPESQI, até 26 julho de 2022, obteve de 40 discentes e de 21 docentes informações e percepções relevantes sobre o impacto da Iniciação Científica Júnior (ICJ) na UFPI sobre a formação acadêmica e científica do orientando e sobre o estímulo para ele ingressar em alguma graduação.

 

Visão Discente 


Primeiramente, verificou-se a reincidência dos alunos no programa. Eles responderam à pergunta: "Você participou de quantas edições do Programa PIBIC-EM?", com o resultado expresso no gráfico abaixo:

ICJ Gráfico 1A

A consulta seguiu questionando os discentes do PIBIC-EM biênio 2020-2022 se ingressaram em alguma graduação. Eles responderam da seguinte forma:

ICJ Gráfico 2A

Em seguida, o exame coletou a impressão dos discentes da Iniciação Científica Júnior sobre a contribuição do programa para o desenvolvimento do pensamento científico do bolsista e para o ingresso dele em alguma graduação. Assim se manifestaram os egressos:

ICJ Gráfico 3A

ICJ Gráfico 4A

 

Visão Docente


Em sua consulta aos docentes, a PROPESQI procurou examinar o alcance das divulgações dos resultados das pesquisas desenvolvidas e a contribuição do PIBIC-EM para o ingresso dos alunos na graduação.

Ao questionar sobre os canais de divulgação dos resultados obtidos dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas, a PROPESQI conseguiu a relação de quantidade de divulgações por canal expressa no gráfico abaixo:

ICJ Gráfico 1B

Também foi coletada a impressão dos docentes quanto a contribuição do PIBC-Af para o desenvolvimento do pensamento científico do discente e para o ingresso dele em alguma pós-graduação. Assim se manifestaram os orientadores:

ICJ Gráfico 1B copy

ICJ Gráfico 3B