Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Aprovados no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UFPI assinam termo de outorga

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA.jpg

Na manhã desta quinta-feira (24), foi assinado o termo de outorga do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelos pesquisadores da Instituição aprovados e contemplados no edital UFPI/PROPESQI/PRPG-01/18. O edital contemplou 20 pesquisadores. A solenidade de assinatura foi realizada no Salão Nobre da Reitoria e presidida pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto; Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira; Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Macedo; e Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado; participaram da solenidade.

O Programa foi lançado na gestão do Reitor Arimatéia Dantas em 2014, conforme resolução nº 20/2014, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPEX. Trata-se de um apoio a projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da UFPI e que tenham sido aprovados em seu mérito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano anterior, mas não foram contemplados por razões de restrições orçamentárias do órgão.

Nesta edição, foram destinados R$ 216.000,00 provenientes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) para desenvolvimento dos projetos aprovados.

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-4.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo o Reitor, essa é uma ação que valoriza os pesquisadores e melhora a qualidade de ensino da Instituição. “Precisamos incentivar a produção científica dos nossos professores e a pesquisa na universidade, porque a qualidade do ensino de graduação está diretamente associada ao crescimento da pesquisa e da pós-graduação. Então, quando contribuímos para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, estamos contribuindo também para a melhoria da qualidade do nosso ensino de graduação. Acho muito importante essa ação, associada a outras de inciativa da administração superior, que têm procurado estimular e incentivar os nossos pesquisadores e professores da UFPI”, destacou.

No edital de 2018, foram aprovados e contemplados projetos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, e Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba.

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-5.jpg

Prof. Dr. José Evando Aguiar Beserra Júnior/CCA

O docente do Departamento de Fitotecnia/CCA, Prof. Dr. José Evando Aguiar Beserra Júnior, aprovou o projeto que busca a identificação e caracterização de vírus que ocorrem no feijão fava, cultura importante na região nordeste. Segundo o pesquisador, ainda não são conhecidas as espécies de vírus que ocorrem nessa cultura e, consequentemente, o seu controle. Essa pesquisa vai permitir identificar os patógenos e, posteriormente, propor estratégias de controle, e a bolsa concedida hoje será fundamental para alcançar esses resultados. “Esse recurso vai ser útil para aquisição de reagentes, precisamos de enzimas e fazer sequenciamento de DNA, e isso a gente terceiriza, envia para uma empresa privada e não é barato, porque é cotado em dólar. Então, a gente precisa muito fazer sequenciamento e esse recurso vai ser útil para isso”, informou.

Desde que foi lançado, o Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UFPI já contemplou 73 projetos. Diante dos cortes orçamentários por que passam as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão no país, a UFPI tem buscado manter os programas de apoio aos pesquisadores. “Mesmo nesse cenário de crise, estamos priorizando aquilo que consideramos mais importante para que a universidade continue crescendo. Sem dúvidas, essa ação é importantíssima para o crescimento da pesquisa, da pós-graduação e da nossa graduação. A continuidade desse programa é fundamental para que a nossa Universidade continue ampliando a sua pesquisa e gerando mais conhecimento”, finalizou o Reitor.

Confira mais fotos:

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-3.jpg