Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Aprovados no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UFPI assinam termo de outorga
Início do conteúdo da página

Aprovados no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UFPI assinam termo de outorga

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA.jpg

Na manhã desta quinta-feira (24), foi assinado o termo de outorga do Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelos pesquisadores da Instituição aprovados e contemplados no edital UFPI/PROPESQI/PRPG-01/18. O edital contemplou 20 pesquisadores. A solenidade de assinatura foi realizada no Salão Nobre da Reitoria e presidida pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto; Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira; Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Macedo; e Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado; participaram da solenidade.

O Programa foi lançado na gestão do Reitor Arimatéia Dantas em 2014, conforme resolução nº 20/2014, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPEX. Trata-se de um apoio a projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da UFPI e que tenham sido aprovados em seu mérito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano anterior, mas não foram contemplados por razões de restrições orçamentárias do órgão.

Nesta edição, foram destinados R$ 216.000,00 provenientes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) para desenvolvimento dos projetos aprovados.

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-4.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo o Reitor, essa é uma ação que valoriza os pesquisadores e melhora a qualidade de ensino da Instituição. “Precisamos incentivar a produção científica dos nossos professores e a pesquisa na universidade, porque a qualidade do ensino de graduação está diretamente associada ao crescimento da pesquisa e da pós-graduação. Então, quando contribuímos para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, estamos contribuindo também para a melhoria da qualidade do nosso ensino de graduação. Acho muito importante essa ação, associada a outras de inciativa da administração superior, que têm procurado estimular e incentivar os nossos pesquisadores e professores da UFPI”, destacou.

No edital de 2018, foram aprovados e contemplados projetos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, e Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba.

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-5.jpg

Prof. Dr. José Evando Aguiar Beserra Júnior/CCA

O docente do Departamento de Fitotecnia/CCA, Prof. Dr. José Evando Aguiar Beserra Júnior, aprovou o projeto que busca a identificação e caracterização de vírus que ocorrem no feijão fava, cultura importante na região nordeste. Segundo o pesquisador, ainda não são conhecidas as espécies de vírus que ocorrem nessa cultura e, consequentemente, o seu controle. Essa pesquisa vai permitir identificar os patógenos e, posteriormente, propor estratégias de controle, e a bolsa concedida hoje será fundamental para alcançar esses resultados. “Esse recurso vai ser útil para aquisição de reagentes, precisamos de enzimas e fazer sequenciamento de DNA, e isso a gente terceiriza, envia para uma empresa privada e não é barato, porque é cotado em dólar. Então, a gente precisa muito fazer sequenciamento e esse recurso vai ser útil para isso”, informou.

Desde que foi lançado, o Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UFPI já contemplou 73 projetos. Diante dos cortes orçamentários por que passam as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão no país, a UFPI tem buscado manter os programas de apoio aos pesquisadores. “Mesmo nesse cenário de crise, estamos priorizando aquilo que consideramos mais importante para que a universidade continue crescendo. Sem dúvidas, essa ação é importantíssima para o crescimento da pesquisa, da pós-graduação e da nossa graduação. A continuidade desse programa é fundamental para que a nossa Universidade continue ampliando a sua pesquisa e gerando mais conhecimento”, finalizou o Reitor.

Confira mais fotos:

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-3.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-17.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-18.jpg

  

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-19.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-20.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-21.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-22.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-23.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-24.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-25.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-26.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-28.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-29.jpg

ASSINATURA TERMO DE OUTORGA-30.jpg

Fim do conteúdo da página