Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > UFPI aumenta número de bolsistas-produtividade CNPq

UFPI aumenta número de bolsistas-produtividade CNPq

Em 2013, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) aumentou o número de docentes com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o acréscimo de seis novas bolsas, perfazendo um total de 39.

A Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) objetiva valorizar a produção científica dos professores-pesquisadores. A seleção é realizada por meio de uma chamada pública com critérios normativos estabelecidos pelo CNPq e seus Comitês de Assessoramento.

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Dentre os critérios estabelecidos para a seleção da bolsa estão: produção científica, formação de recursos humanos em nível de pós-graduação; contribuição científica e tecnológica para a inovação; coordenação ou participação principal em projetos de pesquisa; participação em atividades editoriais e de gestão científica e administração de instituições e núcleos de excelência científica e tecnológica. Como forma de incentivo, o pesquisador recebe uma bolsa que varia de R$1.100 a 1.500 reais.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais, Prof. Dr. Edson Filho, beneficiado com a bolsa produtividade na categoria 2 (nível inicial), fala da importância deste incentivo do CNPq. "É um reconhecimento nacional, que todo pesquisador almeja. É um longo caminho que se percorre até adquirir a bolsa, que leva em consideração todo o trabalho produzido pelo pesquisador", afirma.

Prof. Dr. Edson Filho beneficiado com a bolsa produtividade

O Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, destaca que a quantidade de bolsista produtividade de uma instituição ajuda a mensurar a qualidade da pesquisa que é produzida. "O crescimento na quantidade de bolsistas-produtividade de uma instituição mostra o amadurecimento de seu corpo docente e dos seus pesquisadores", declara.

Produtividade em Números

No período de 2008 a 2013, a Universidade Federal do Piauí ampliou seu número de pesquisadores com Bolsa Produtividade CNPq. Em 2008, foram admitidos os seis primeiros bolsistas. Entre 2010 e 2011, esse número saltou para 21. No ano de 2011, foram registrados 29 pesquisadores com Bolsa Produtividade CNPq. Em 2012, esse número passou para 33. E, no último ano, a Instituição totalizou 39 bolsistas-produtividade.