Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Apresentações acontecem no segundo dia do Seminário de Iniciação Científica

Apresentações acontecem no segundo dia do Seminário de Iniciação Científica

Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2014, 07h55

A programação da 22ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve prosseguimento nesta quinta-feira (21), segundo dia de atividades, com a apresentação dos pôsteres dos alunos inscritos, no Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Central do Campus Universitário de Teresina. Durante o período da manhã, representantes de todos os câmpus da universidade se confraternizaram e trocaram experiências sobre os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas na Instituição.

Aluna recebe avaliação do Comitê Interno do Seminário de Iniciação Científica da UFPI

Divididos nas três grandes áreas do conhecimento científico (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes / Ciências Exatas da Terra e Engenharias / Ciências da Vida), os alunos dos programas PIBIC, ICV e IC apresentaram seus trabalhos à comissão de avaliação, composta por membros do CNPq e professores da UFPI.

Alunos-pesquisadores estavam acompanhados de seus orientadores. A professora do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre Dr.ª Jacionira Coelho Silva acompanhou a apresentação de seus quatro orientandos à comissão avaliadora dos trabalhos. Ela orienta alunos de Iniciação Cientifica (IC) desde 2009 e explica que as vantagens da IC e os desafios são muitos, resultando em ganhos para os discentes. "Os alunos que passam pela IC avançam muito no entendimento do que é a pesquisa científica e como o método científico deve ser aplicado. Os temas das pesquisas realizadas na iniciação científica geralmente são utilizados no trabalho de conclusão do curso e no mestrado. Os alunos tomam gosto pela pesquisa e não ficam só na graduação", relata a orientadora.

Da esquerda para a direita: Francilene de Sousa; Jaciara Martins; Prof.ª Dr.ª Jacionira Coelho Silva (orientadora); Luzia Carvalho e Jowe Galvão

Aluna da professora Dr.ª Jacionira Coelho, Luzia Maria de Sousa Carvalho expôs o trabalho "Ritos Funerários e Práticas Antropológicas na Pré-História". Ela pontua atividades realizadas durante a experiência: "Realizei o levantamento de informações, práticas de campo e um estudo especializado. À medida que a pesquisa foi avançando, obtive os resultados esperados".

Presente ao Seminário, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, acompanhou a apresentação de trabalhos. "Além de proporcionar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por nossos bolsistas, o Seminário permite o intercâmbio entre eles, os visitantes e pesquisadores de outras instituições que vêm para palestrar e examinar trabalhos. Isso tudo contribui para engrandecer a nossa pesquisa", declara.

Da esquerda para a direita: Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; Pró-Reitor de Pós-graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Cunha; Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Lopes; e os alunos Emiliana Costa; Ana Clarisse Mendes e Matheus Carvalho

Membros do comitê do Seminário de Iniciação Científica destacam importância da pesquisa científica

De acordo com a professora Dr.ª Rosa Ester Rossini, docente da Universidade de São Paulo (USP) e membro do comitê externo do Seminário, "o nível dos trabalhos apresentados estava dentro do esperado". "É certo que ninguém chega à perfeição, mas os resultados estão aqui presentes. Os alunos e seus trabalhos anseiam por demonstrar a importância da iniciação científica", declara a professora.

A professora ressalta que o programa de iniciação científica tem se configurado como "um grande sustentáculo para a inserção e o crescimento das pessoas na pós-graduação". Segundo ela, sua função como membro do comitê externo "é valorizar o que está sendo feito e estimular os estudantes para o aprofundamento do tema e para a continuidade dos trabalhos".

A professora Dr.ª Maraísa Lopes (segunda da direita para a esquerda), docente no campus de Bom Jesus, foi avaliada pela professora Rosa Ester Rossini (primeira da direita para a esquerda) em 2002 e é orientadora de três alunos do Seminário de Iniciação Científica

Para o Prof. Dr. Antônio Façanha, docente do Departamento de Geografia e membro do Comitê Interno do Seminário, "a iniciativa permite que os alunos interajam e troquem experiências". Façanha frisa "o comprometimento dos alunos de Iniciação Científica Voluntária que se esforçam, mesmo sem recursos", e elogia a perseverança e a força de vontade dos estudantes.

Premiação dos melhores trabalhos acontece nesta sexta-feira (22)

Na tarde desta sexta-feira (22), às 16h, os três melhores trabalhos de cada grande área de conhecimento científico (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes / Ciências Exatas da Terra e Engenharias / Ciências da Vida) serão premiados no Auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFPI) após reunião de avaliação dos Comitês Interno e Externo. Além da entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica - 2013, a cerimônia de premiação será marcada por apresentação cultural.

Mais imagens: