Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Chamada apóia projetos de pesquisa em energia solar fotovoltaica e LEDs
Início do conteúdo da página

Chamada apóia projetos de pesquisa em energia solar fotovoltaica e LEDs

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A chamada nº 49/2013 visa destinar recursos financeiros para projetos que utilizem a energia solar fotovoltaica e LEDs em suas pesquisas. As ações devem estar alinhadas a duas frentes de pesquisa: aplicações em iluminação e eficiência energética.

Os recursos destinados aos projetos são de R$ 8 milhões e as propostas podem ser enviadas até 4 de novembro de 2013. Os formulários de adesão devem ser encaminhados via Plataforma Carlos Chagas, localizada no Portal do CNPq.

Para entender - O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar ou outras formas apropriadas de energia. Um sistema fotovoltaico não precisa do brilho do Sol para operar. Ele também gera eletricidade em dias nublados, mas a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens. 

Os LEDs, emissores de luz não convencionais e sistemas de iluminação, são componentes eletrônicos semicondutores, ou seja, um diodo emissor de luz (L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que têm a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

Mais informações sobre a chamada acesse o edital.

Fim do conteúdo da página