Orientações para Construção do Memorial

PRADIME - ATIVIDADE FINAL DOS CURSISTAS

Prezados cursistas e Prezadas cursistas

 Estamos chegando ao final do Curso. A vocês que superaram as dificuldades e desafios do percurso, que exercitaram vossas capacidades de reflexão sobre a prática da gestão da educação no município para que fosse possível responder as atividades propostas no mesmo, resta agora, sistematizar essa experiência na forma de um memorial de formação.

Um Memorial consiste no registro de uma trajetória vivida.  É o resultado de uma narrativa própria da experiência, a partir de fatos significativos, privilegiando a dimensão reflexiva, contemplando o exercício sistemático de escrever uma história, e aprofundando os aspectos mais relevantes, neste caso, da sua vivência no curso e da gestão educacional no seu município (PRADIME, 2008).

O registro do memorial deve considerar as aprendizagens realizadas durante o curso Pradime, destacar os aspectos mais significativos do mesmo para a sua atuação profissional, enquanto técnico ou gestor da educação municipal.

Para apoiar a escrita do Memorial (memória da experiência como cursista do Pradime e atuação profissional), sugerimos as questões reflexivas que seguem:

a)   como você chegou ao Curso do Pradime?

b)      Quais foram as principais aprendizagens do processo?

c)     Quais conteúdos estudados tiveram maior contribuição para a sua reflexão sobre a gestão da educação no município?

d)    Qual o significado do curso para a sua formação e para a prática profissional na Secretaria de Educação?

e)     O curso provocou alguma alteração na sua prática educacional frente à Secretaria de Educação? Em que sentido?

d) Após participação nesse curso, o que você propõe para a gestão educacional no seu município?

 

Reforçamos que a sistematização das reflexões sobre as questões propostas acima devem compor o conteúdo do memorial de modo que a escrita do mesmo se dê em forma de um texto com no mínimo duas páginas e a ser postado até 22/10/2013.

Boa escrita!