Página inicial > Últimas Notícias - Feira de profissões > III Feira de Profissões da UFPI inicia suas atividades abertas ao público

III Feira de Profissões da UFPI inicia suas atividades abertas ao público

IMG 9103 Copy

Estandes da Feira de Profissões recebem alunos do Ensino Médio

Teve início na manhã desta terça-feira (12) a III Feira de Profissões da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, que recepciona estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada, tem o objetivo de promover reflexão acerca da escolha da carreira profissional. A cerimônia de abertura foi realizada no Cine Teatro da UFPI.

IMG 8947 Copy

Mesa de honra da abertura da III Feira das Profissões

Estiveram presentes representantes da Administração Superior da UFPI, o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Maria do Socorro Leal; o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; o Coordenador da Feira de Profissões, Prof. Dr. Raimundo Lenilde; o Coordenador Adjunto da Feira de Profissões, Rodolfo Barbosa; a Presidente da Fundação Wall Ferraz, Aparecida Ribeiro Calland; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes; a representante da Universidade de São Paulo (USP), Prof.ª Dr.ª Maria Tereza do Prado; e a Coordenadora da agenda do governador, Lucíola de Sousa Moura.

IMG 9056 Copy

Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante

Em seu pronunciamento, o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, falou que convive há 32 anos com a Universidade e o primeiro contato ocorreu através de uma visita. "Eu quero dar as boas-vindas aos estudantes que vieram conhecer a nossa Instituição. A Feira de Profissões atua como uma ponte, fazendo a ligação com os alunos que ainda estão no Ensino Médio. Talvez esta relação que vocês estão inaugurando hoje com a Universidade, jamais terminará, assim como aconteceu comigo", destacou.

IMG 9021 Copy

Governador do Piauí, Wellington Dias

O Governador Wellington Dias contou sua trajetória acadêmica desde sua cidade natal, Oeiras, e que já desejou fazer o Curso de Comunicação Social. "Eu queria fazer Comunicação, mas não havia ainda no Piauí, e por isso acabei cursando Letras, e tenho orgulho de ter feita esta graduação. Se cada um de vocês olharem para trás, na época dos seus avós e bisavós, vão perceber o tamanho da mudança que está acontecendo. Havia poucas vagas no vestibular e era preciso viajar para outros estados para realizar o ensino superior. Então, hoje em dia nós podemos perceber que a Universidade está mais próxima da comunidade, e que o nível de educação está melhor", ressaltou.

IMG 8959 Copy

Coordenador da III Feira de Profissões, Prof. Dr. Raimundo Lenilde

A Feira de Profissões é um evento que faz parte do calendário acadêmico da UFPI. A primeira edição foi realizada em 2013. "Para a terceira edição criamos algumas metodologias, o primeiro grupo de trabalho refere-se aos discentes vocacionais, subdivido em estandes, assim como na parte de apoio e visitas aos centros. O segundo grupo de trabalho denominamos de equipe de apoio, que estará responsável por prestar assistência para a realização da Feira de Profissões. Já a terceira metodologia confere a uma rede de comunicação em rede social, que foi de fundamental importância para a promoção deste evento", acrescentou o Prof. Dr. Raimundo Lenilde.

Para a estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Lissandra dos Santos, o evento é a oportunidade certa para definir afinidade com uma carreira profissional. "Hoje com a participação de professores e alunos, nós podemos tirar algumas dúvidas e poder então saber qual profissão poderei seguir", comentou.

A III Feira de Profissões tem duração de dois dias. Os estudantes poderão conhecer um pouco mais sobre 40 cursos de graduação, divididos em 37 estandes, como também os três cursos técnicos (Enfermagem, Agropecuária e Informática) do Colégio Técnico de Teresina. Além disso serão realizadas visitas aos centros de ensino: CCE, CCHL, CT, CCN II, Setor de Esporte, CCN, CCS e CCA. Estão aguardadas aproximadamente 6 mil pessoas para o evento.

IMG 9102 Copy

Alunos em estande da III Feira de Profissões